Antonov An-225 volta a voar após 10 meses parado

Maior aeronave do mundo realizou um voo nesta terça-feira, partindo de Kiev rumo ao Afeganistão, segundo rastreamento de redes ADS-B
Antonov An-225 (Denmen Aviation Photography)

O gigante An-225 voltou aos céus nesta semana. Maior aeronave já concebida na história, com peso máximo de decolagem de 640 toneladas, o jato de seis motores da Antonov realizou um voo nesta terça-feira, 22, partindo de Kiev, na Ucrânia, para a cidade de Kabul, no Afeganistão, segundo dados de rastreamento.

A aeronave encerrou um longo período de inatividade de dez meses quando teria passado por um processo de manutenção relativamente extenso. O último voo registrado do An-225 teve como destino Tel Aviv, em Israel, no dia 3 de agosto de 2020.

Segundo o Simple Flying, há rumores que o imenso avião de carga chegou a voar no final do ano passado enquanto metade da frota de An-124, seu irmão menor, estava aterrada após um pouso problemático de um dos jatos. Mas oficialmente não existem registros dessas atividades.

A aeronave da Antonov Airlines havia ficado inativa por um longo período até que foi usada em voos de ajuda humanitária e transporte de suprimentos médicos no combate à pandemia do Covid-19.

O An-225 nos tempos da União Soviética: missão de transportar o ônibus espacial Buran

Único exemplar finalizado do tipo, o An-225 foi desenvolvido ainda nos tempos da União Soviética para transportar o Buran, o ônibus espacial russo. Com o fim do regime em 1991 e a independência da Ucrânia, a Antonov viu no jato e sobretudo no An-124, a oportunidade de realizar voos de carga especial que exigem um volume interno e uma capacidade de transporte sem igual no mercado.

A fabricante ucraniana possui outra estrutura semi-pronta do An-225, mas a despeito de alguns interessados em finalizá-la, até hoje o projeto é considerado muito dispendioso para ser levado à frente.

Total
130
Shares
Previous Post

Aeroporto executivo São Paulo Catarina deve se tornar internacional nesta semana

Next Post

Helvetic Airways é a 6ª companhia aérea a receber o E195-E2

Related Posts