Apesar dos problemas com o GTF, LATAM terá toda frota de A320neo com motores da PW

Companhia aérea sediada no Chile assinou acordo com fabricante dos motores PW1100G para equipar os 146 jatos da família A320neo, da Airbus
As novas tecnologias do A320neo reduzem em 15% o consumo de combustível (LATAM)
As novas tecnologias do A320neo reduzem em 15% o consumo de combustível (LATAM)

A despeito dos prolongados problemas que afetam os turbofans GTF (Geared Turbofan), da Pratt & Whitney, a LATAM Airlines decidiu confiar no motor para equipar toda sua frota de aeronaves Airbus A320neo.

As duas empresas celebraram acordo em 5 de junho em que estendem a encomenda inicial feita em 2013 para englobar os 146 jatos atualmente acertados com a Airbus, incluindo opções.

“Na LATAM, estamos comprometidos não apenas em conectar a América do Sul ao mundo, mas também em cuidar do meio ambiente e reduzir nossa pegada de carbono. Temos orgulho de fortalecer nossa parceria com a Pratt & Whitney para suprir nossa família A320neo, pois esperamos aumentar essa frota para mais de 100 unidades nos próximos anos”, disse Roberto Alvo, CEO do LATAM Airlines Group.

A LATAM recebeu o primeiro A320neo das Américas em 2016, mas suspendeu boa parte das entregas até pouco tempo atrás por conta da pandemia e também durante o processo de recuperação judicial nos EUA.

A empresa aérea, maior da América Latina, voltou a receber os jatos da Airbus recentemente e apostou em novas variantes como a A321XLR, da qual receberá o primeiro avião em 2025.

O relacionamento entre LATAM e Pratt & Whitney é bastante extenso e inclui também serviços de manutenção de longo prazo. Além disso, a transportadora sul-americana possui uma grande frota de jatos A320 equipado com motores IAE V2500, da parceria da PW com a MTU e um consórcio de fabricantes japoneses.

A Airbus também oferece o LEAP-1A na família A320neo (Airbus)

LEAP-1A era opção

Ao contrário do 737 MAX, que só foi certificado com o motor LEAP-1B, da CFM, a Airbus oferece duas opções de turbofan para a família A320neo, o GTF e o próprio LEAP, mas na versão -1A.

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Segundo especialistas, o LEAP (Leading Edge Aviation Propulsion) é bastante econômico também e utiliza uma tecnologia de alta razão de derivação enquanto a Pratt & Whitney decidiu apostar também no sistema de engrenagens para oferecer um desempenho melhor.

No entanto, o GTF apresentou problemas de confiabilidade e, sobretudo, há dificuldades da própria Pratt & Whitney em atender seus clientes para realizar modificações nos motores afetados.

O reflexo disso é que muitas aeronaves acabam retiradas de serviço à espera de modificações. O problema do GTF afeta também as versões usadas pelo Airbus A220 e pelo Embraer E2.

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