Após quatro anos, todos os operadores chineses do 737 MAX voltaram a voar com o jato

China foi o último país a retomar os voos regulares com o 737 MAX após o período de aterramento
A China Southern Airlines foi a primeira empresa aérea do país a voltar a receber um 737 MAX novo (Andre Pronk/CC)

Em encontro anual com investidores na terça-feira (18), o presidente e CEO da Boeing, David Calhoun, comentou sobre o desempenho da fabricante no ano passado e acontecimentos recentes. Um dos pontos abordados pelo executivo diz respeito ao retorno dos voos regulares do 737 MAX com todas as empresas aéreas da China que adquiriram o modelo.

“De fato, a partir deste mês, todos os operadores MAX na China voltaram a operar seus aviões em serviço”, disse Calhoun, revelando que 45 dos 95 jatos 737 MAX entregues na China estão de volta ao serviço após o longo período de aterramento em decorrência de dois acidentes fatais com o modelo, em 2018 e 2019.

A China foi o último país a liberar o retorno do 737 MAX, em dezembro de 2021 – o Brasil, na outra ponta, foi o primeiro, em dezembro de 2020. A despeito da autorização, as empresas chinesas não retomaram as operações com o jato de imediato, o que começou de fato somente a partir do início deste ano. Portanto, enquanto ao redor do mundo a suspensão do modelo durou 20 anos meses, no mercado chinês a paralisação do avião da Boeing se estendeu por quase quatro anos.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Embora estejam voando com suas aeronaves, as companhias aéreas chinesas ainda não determinaram quando voltarão a receber novos exemplares do 737 MAX. Apesar dessa falta de clareza, o CEO da Boeing demonstrou otimismo aos investidores em relação ao mercado chinês para o principal produto da empresa.

Boeing 737 MAX 8 - Air China
Boeing 737 MAX da Air China (Boeing)

“Com relação às futuras entregas, vimos recentemente um progresso encorajador com a Administração de Aviação Civil da China divulgando o Relatório de Avaliação do 737, que é uma etapa importante nesse processo. Por fim, nossos clientes determinarão o momento em que estarão prontos para receber seus aviões, estaremos lá para apoiá-los”, disse Calhoun.

A China é um dos principais mercados do 737 MAX. No país, o jato de um corredor da Boeing até o momento foi selecionado por 11 companhias aéreas e também foi encomendado pelo Banco de Desenvolvimento da China. Ao todo, as empresas chinesas têm pedidos por quase 300 exemplares do avião fabricado nos Estados Unidos.

Total
0
Shares
2 comments
  1. Variante de projetos anteriores, o 737max já deu certo. Pois vem de uma família com pedigree. A confiança e o selo de qualidade Boeing dispensa apresentações. Acontece que o pioneirismo no desenvolvimento de nova aviônica embarcada, novos software’s muitas vezes requer uma capacitação maior de seus operadores. Já é sabido que a falta de treinamento em todas as alçadas pode cobrar um preço alto em vidas. Na minha opinião a brasileiríssima GOL, é a mais capacitada companhia no mundo, isso mesmo, no mundo! a voar o 737max, pelo histórico de seu corpo técnico operacional, onde muitos são oriundos das antigas Cia’s aéreas que fecharam as portas. Experiência, comprometimento e profissionalismo não se acha na esquina.

  2. COM CERTEZA, A MANUTENÇÃO DA GOL VEIO DO CORPO TECNICO DA VASP,ONDE MESMO COM OS BREGUINHAS ANTIGOS 737-200 ERA A CIA AEREA DE MELHOR PONTUALIDADE NO MERCADO, E UM AVIÃO DA GOL NA SAI DO CHÃO COM IMPERFEIÇÃO

Comments are closed.

Previous Post

Jato chinês ARJ21 faz primeiro voo comercial na Indonésia

Next Post

Marinha dos EUA confirma aposentadoria do porta-aviões USS Nimitz para 2025

Related Posts
Total
0
Share