ARJ21 executivo, jato CBJ aparece em Zhuhai

Aeronave baseada no jato regional da COMAC participou do show aéreo chinês pela primeira vez
O CBJ em Zhuhai nesta semana (Shine/Ti Gong)

A COMAC, fabricante estatal de aeronaves civis chinesa, trouxe pela primeira vez ao Zhuhai Airshow o jato executivo CBJ (COMAC Business Jet). A aeronave é baseada no ARJ21, modelo regional que está em serviço na China desde 2016.

Segundo a companhia, o CBJ pode transportar de 12 a 29 passageiros, dependendo da configuração. O jato executivo possui um alcance maior que a versão comercial, oferecendo uma autonomia de 5.700 km.

A aeronave apresentada no show aéreo, prefixo B-001X, está equipada com um layout que inclui um dormitório VIP, além de lounge, sala de reuniões e 13 assentos.

A COMAC revelou em nota que desenvolve o ARJ21 executivo desde 2015 e iniciou a montagem do primeiro avião em 2017. Dois anos depois, a empresa levou um modelo em escala para o Paris Air Show de 2019 e no começo de 2021 o jato recebeu a certificação da autoridade chinesa de aviação civil.

Segundo a COMAC, o CBJ pode levar até 29 passageiros, dependendo da configuração escolhida

O CBJ utiliza também o turbofan CF34-10A, fornecido pela GE, e possui peso máximo de decolagem de 43.500 kg. Seu porte é, portanto, semelhante ao Lineage 1000E, que a Embraer deixou de produzir no ano passado.

A versão executiva pretende aproveitar o crescente mercado de aviação chinês e reforçar a demanda pela aeronave que na versão de passageiros possui 57 unidades em serviço.

A COMAC, no entanto, não deu detalhes sobre a carteira de pedidos da aeronave ou possíveis interessados em adquiri-la ainda.

Total
5
Shares
Previous Post

China está perto de revelar seu novo caça embarcado

Next Post

EUA vão retirar destroços do Boeing 737 acidentado do fundo do mar no Havaí

Related Posts
Total
5
Share