Aviação comercial já atingiu o pico da crise causada pela pandemia, aponta consultoria

Com 64% da frota mundial parada, ritmo de aviões comerciais aterrados começa a se estabilizar
Aeronaves da Finnair armazenadas no aeroporto de Helsinque (Finnair)

O mercado de aviação comercial começou a dar sinais de que está atingindo o pico da crise causada pela pandemia da Covid-19. De acordo com dados atualizados da consultoria Cirium, um pouco mais de 60 aeronaves de passageiros foram armazenadas ontem, 15 de abril. É um número bem mais baixo que o registrado nas semanas anteriores, quando mais de 500 aviões eram estacionados todos os dias.

Segundo a consultoria, atualmente cerca de 17.000 aviões comerciais estão armazenados em 900 aeroportos em todo mundo. Esse volume de aeronaves paradas equivale a 64% de toda frota global. A análise da Cirium contabiliza jatos de passageiros de fuselagem larga (widebody) e estreita (narrowbody) e jatos regionais.

Os principais locais de armazenamento dos EUA – Roswell, Victorville e Marana – têm hoje combinados aproximadamente 800 aeronaves hospedadas. Já os aeroportos internacionais de Nova Delhi, Hong Kong e Istambul são alguns dos maiores “estacionamentos” de aviões neste momento de crise, cada um abrigando cerca de 200 aviões.

Maiores jatos de passageiros do mercado, o Boeing 747 e o Airbus A380 praticamente desapareceram dos céus nas últimas semanas. Na terça-feira, 14 de abril, a Cirium rastreou apenas cinco jatos ativos nessa categoria. Por outro lado, a consultoria detectou um leve alta na reativação de widebodies menores, como o Airbus A330 e A350 e os Boeing 777 e 787, o que pode indicar um aumento da demanda por transporte de carga nos porões dessas aeronaves.

O gráfico mostra a queda na utilização do A380 e 747 com o avanço da pandemia de Covid-19 (Cirium)

Para os pesquisadores da Cirium, ainda há dúvidas significativas sobre quando as restrições de viagens impostas no mundo todo para controlar a pandemia serão atenuadas e, além disso, se a demanda de viajantes a negócios e lazer se recuperará rapidamente ou se levará muito mais tempo.

Portanto, muitas companhias aéreas precisam decidir por quanto tempo manterão seus aviões parados e os cuidados para mantê-los nesse período de crise. Quem não cuidar de suas aeronaves de forma apropriada pode acabar comprometendo sua capacidade de colocá-los em serviço rapidamente, quando eventualmente for necessário. Isso, porém, pode ser um custo que poucas empresas aéreas podem ter condições de pagar.

Veja mais: Emirates faz teste de Covid-19 em passageiros antes de embarque em Dubai

 

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  1. O estudo aí poderá estar certo em achar que atingiu o pico, se até meados de Julho apareçam medicamentos que consigam pelo menos diminuir o número de óbitos e acelere a recuperação das pessoas internadas, pra que possam terminar o tratamento até em casa, desafogando os hospitais.

    E também se as medidas de quarentena diminuir consideravelmente o número de casos circulando dentro do país a níveis seguros e controlados, como está ocorrendo na China, Coreia do Sul e aparentemente em curto prazo, na Áustria e Nova Zelândia; aí poderão voltar algumas rotas, com voos pontuais e com regras de saúde severas.

    Vai ser algo lento e gradual, pra evitar “segunda onda” e “terceira onda” da doença, mesmo se tiver tratamento acessível e zerar as mortes.

    A aviação só vai voltar a níveis pré-pandemia em 2022, mesmo se a vacina aparecer já no segundo semestre, pois muita empresa aérea vai ter que recomeçar quase que do zero ou pra ser viável a operação, fazer fusões de empresas até então concorrentes e antecipando a aposentadoria de aviões menos eficientes em consumo. Ou seja: poderá ser o fim repentino de certos modelos, como os 747 destinados a passageiros, alvez resistindo só como cargo, que nem os MD-11.

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