“Avião baleia”, Airbus Beluga passará por Viracopos em julho

A300-600ST Beluga fará sua primeira visita ao Brasil nas próximas semanas para descarregar uma entrega
Inédito em aeroportos do Brasil: BelugaST entregará uma carga em Viracopos no próximo mês (Airbus)

O aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), receberá um ilustre visitante em julho. Conforme apurou o AIRWAY, o cargueiro BelugaST da Airbus passará pelo terminal aéreo no interior de São Paulo nas próximas semanas para descarregar uma entrega. Está será a primeira visita da exótica aeronave ao Brasil.

A Airbus também deve aproveitar a ocasião para promover a Airbus Beluga Transport, companhia aérea cargueira criada pelo grupo aeroespacial europeu em janeiro deste ano.

A nova divisão de carga deu sobrevida aos cinco exemplares do BelugaST, baseado no jato comercial A300-600, que eram até pouco tempo a base do sistema de transporte entre as instalações da Airbus, levando grandes peças para as linhas de montagem final de seus aviões. Esse trabalho hoje é realizado pelo BelugaXL, uma variante do A330-200.

Super-transportador

Uma sessão de fuselagem do A330-900neo sendo embarcada no BelugaST; modelo comporta até 47 toneladas de carga (Airbus)

A primeira geração do Beluga está em operação com a Airbus desde 1995. A aeronave com fuselagem superdimensionada e uma grande porta frontal foi projetada principalmente para transportar grandes sessões de fuselagem e asas. Segundo o fabricante, o modelo comporta até 47 toneladas de carga e tem autonomia máxima de 4.632 km (com uma carga de 26 toneladas).

O avião baseado no A300 foi o substituto da frota de Super Guppy, cargueiro quadrimotor turboélice desenvolvido pela Boeing na década de 1960 e que foi uma peça fundamental no processo logístico nos primeiros anos de atividade da Airbus.

Total
32
Shares
Previous Post

Embraer fecha segundo acordo de conversão de E-Jets cargueiros

Next Post

Azul pode chegar a 80 slots em Congonhas em 2023, estima banco

Related Posts
Total
32
Share