Azul recebe aprovação para voar jatos Embraer como cargueiro

Companhia coloca em operação o primeiro Embraer E195 do mundo adaptado para transportar cargas
Azul Cargo Express - Embraer E195
(Azul)
Azul Cargo Express - Embraer E195
“Full Cargo”: o primeiro E195 da Azul convertido para transportar cargas entrou em operação (Azul)

A Azul Cargo Express recebeu na última semana as certificações necessárias para iniciar as operações com o primeiro jato Embraer do mundo adaptado para transportar cargas. O voo inaugural da aeronave na nova função aconteceu no sábado (26), entre Campinas e Teresina.

O avião modificado pela divisão de cargas da Azul é o jato E195 de matrícula PR-AYO, que até março cumpria voos comerciais de passageiros. A companhia também informou que outras três aeronaves do mesmo tipo estão em processo de conversão para cargueiros e serão submetidos à aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Os quatro cargueiros da Embraer se juntarão aos dois Boeings 737-400F da Azul Cargo Express. A divisão ainda conta com cinco turboélices ATR 72-600 “quick-change”, que são rapidamente convertidos do modo passageiro para cargueiro.

Diferentemente do transporte de passageiros, que caiu drasticamente no mundo todo com a pandemia da COVID-19, o setor de carga vem sendo altamente exigido. De acordo com a Azul, a movimentação de sua divisão de cargas cresceu 40% neste ano comparado a 2019, por isso a necessidade de mobilizar mais aeronaves.

Azul Cargo Express - Boeing 737-400F
Os quatro jatos Embraer de carga vão fazer companhia aos dois 737-400F da Azul Cargo Express (Azul)

“A demanda para produtos e serviços da Azul Cargo Express está aumentando de forma muito forte. Temos vantagens competitivas exclusivas, como nossa malha aérea, a maior do Brasil com mais do que 100 destinos, e nossa frota diversificada. Assim conseguimos entregar pacotes de e-commerce no país de forma única, rápida e segura. Todos os nossos parceiros de e-commerce estão querendo esse tipo de solução e nós estamos prontos para entregar”, diz Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.

Embraer cargueiro

O jato da Embraer modificado pela Azul não é um “cargueiro puro”, já que a aeronave recebeu apenas algumas adaptações para transportar cargas. Nesse caso, foram retiradas grande parte das poltronas da cabine, preservando algumas em locais estratégicos, como portas e saídas de emergência.

Diferentemente das aeronaves convertidas para o transporte de cargas paletizadas, o projeto da Azul prevê a acomodação de pequenos e médios volumes em espaços determinados da cabine, presos com redes específicas para essa finalidade. Segundo fontes da companhia ouvidas pelo Airway, o E195 adaptado pode transportar cerca de 6 toneladas de cargas.

Azul Cargo Express - Embraer E195
Alguns assentos são mantidos para preservar a passagem pelas saídas de emergência na cabine (Azul)

Converter os E-Jets da Embraer exclusivamente para o transporte de cargas exigiria um projeto de engenharia mais completo, incluindo modificações estruturais na aeronave. Seguindo esse caminho, o avião poderia ganhar uma porta na fuselagem específica para cargas e reforços no piso para comportar mais peso.

Quando iniciou o programa E-Jet no final dos anos 1990, a Embraer considerou criar uma versão de carga dos jatos regionais. Com o passar dos anos, o conceito tomou outra direção e evoluiu até a criação do C-390 Millennium, a aeronave multimissão concebida para uso militar, mas que também pode ter aplicações comerciais.

Veja mais: Hercules da FAB faz voo de teste transportando motor de foguete

Total
29
Shares
Previous Post

Por que embarcamos pelo lado esquerdo do avião?

Next Post
Airbus A330 MRTT

Forças da OTAN encomendam mais um avião-tanque Airbus A330 MRTT

Related Posts