Azul coloca turboélices ATR para Fernando de Noronha a partir desta quarta

Companhia ampliou voos diários para compensar menor capacidade do ATR 72 frente aos jatos da Embraer, que serão proibidos de operar na ilha
ATR 72-600 da Azul (Daniel Torres/CC)

A Azul anunciou nesta segunda-feira (10) a malha de voos entre Recife e Fernando de Noronha a partir do dia 12 de outubro, quando os jatos serão proibidos de operar no aeroporto da ilha. A companhia irá colocar na rota seus turboélices ATR 72-600, que estão autorizados a continuar pousando no local pela ANAC.

Para compensar a menor capacidade de passageiros, a Azul fará dois voos extras diários em cada sentido, que junto dos três regulares passará a ter uma oferta de 700 lugares. Trata-se de menos do que com a malha anterior, com jatos da Embraer, que possuem de 118 a 136 assentos, por isso a empresa decidiu não emitir novos bilhetes até a situação dos clientes que já adquiriram as passagens ser regularizada.

A nova malha valerá para o intervalo entre 12 e 31 de outubro, mas a Azul adiantou que irá anunciar em breve como ficará o atendimento na rota a partir de novembro. Enquanto isso, o governo pernambucano e a operadora do aeroporto tentam encontrar uma solução para restaurar a capacidade da pista para receber jatos.

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“A Azul ressalta que segue trabalhando com o Governo de Pernambuco, administração da Ilha e do aeroporto, para garantir apoio a todos esforços que já estão em curso para a melhoria da infraestrutura no local. A companhia apoia a decisão da Agência e vai continuar trabalhando durante todo o processo de alteração da operação e de melhoria da infraestrutura da pista de Fernando de Noronha, que já foi iniciada”, diz nota da companhia aérea.

Sem turboélices na frota, Gol irá reembolsar ou reacomodar passageiros com bilhetes comprados para Fernando de Noronha (Gol)

“Ponte aérea”

A proibição da operação de jatos em Fernando de Noronha foi determinada pela ANAC em 5 de outubro. O motivo apontado foi a situação do asfalto da pista do aeroporto, que apresenta degradação. A agência constatou o problema em 2019 e pediu medidas ao administrador do terminal, a  Dix Empreendimentos, porém, em recente vistoria foi constatado que o trabalho acabou não sendo feito, “apenas intervenções paliativas com aplicação de asfalto tipo pré-misturado a frio” cujos resultados de ensaios indicaram o comprometimento funcional da superfície do pavimento.

Outra empresa a voar regularmente para Fernando de Noronha, a Gol não confirmou se pretende oferecer uma opção de voos com turboélices. A empresa aérea é parceira da VoePass, que poderia realizar a rota, mas até o momento a decisão é resolver a situação dos passageiros com bilhetes comprados. Eles poderão pedir reembolso, cancelamento ou buscar uma reacomodação.

Nesta terça-feira, 11, rastreadores de voos mostravam um movimento acima do normal decolando e pousando na ilha. Ao menos sete voos estavam previstos para decolar de Fernando de Noronha, cinco da Azul e dois da Gol.

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