Beechcraft Denali completa primeiro funcionamento de motor em solo

Aeronave monomotor executiva da Textron Aviation deverá realizar voo inaugural no final de 2021 e ser certificada em 2023
O protótipo do Denali realiza primeiro acionamento do motor Catalyst (Textron)

O Denali, monomotor turboélice da Beechcraft, concluiu o primeiro acionamento e funcionamento do motor Catalyst em solo nesta semana, informou a Textron Aviation.

O teste ocorreu nas instalações da empresa em Wichita, Kansas, na quinta-feira, 26, quando foram avaliadas a funcionalidade do motor e do sistema de combustível.

A Textron também testou os sistemas elétricos e de aviônicos do primeiro protótipo da aeronave, recentemente finalizada. A previsão da companhia é que o Denali realize seu voo inaugural no final do ano, o que significa uma antecipação no cronograma, segundo ela.

“Esses testes de motor são um passo significativo em direção ao vôo inaugural do Beechcraft Denali e são uma prova da determinação e colaboração das equipes da Textron Aviation e da GE Aviation”, disse Chris Hearne, vice-presidente sênior de Engenharia.

O Denali utiliza o novo motor turboélice Catalyst, desenvolvido pela GE Aviation. Foi justamente ele que causou o atraso no programa, após problemas durante seu desenvolvimento.

Com 1.300 SHP de potência, o motor é mais econômico que modelos antigos e é equipado com o sistema FADEC (Full Authority Digital Engine Controlled) que monitora as condições de funcionamento em tempo real.

Beechcraft Denali (Textron Aviation)

A aeronave utiliza uma suíte de aviônicos G3000, da Garmin, que inclui um radar meteorológico de 10 polegadas, o Terrain Awareness Warning System (TAWS-B), e transponders duplos com capacidade de transmissão ADS-B.

A G3000 também possui um recurso de autotrottle que faz interface com o Automatic Flight Control System (AFCS) e Flight Management System (FMS).

Originalmente, o Denali seria uma aeronave pertencente à Cessna, mas a Textron decidiu associá-la à Beechcraft como parte da linha de produtos executivos que inclui o lendário King Air.

O Denali será um concorrente direto para o Pilatus PC-12, um dos mais bem sucedidos monomotores executivos do mercado.

A Textron tem ainda dois outros Denali em montagem além de três unidades que serão usadas para testes estáticos no solo. A previsão é que o avião seja certificado em 2023.

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