“Boeing chinês” chega a 10 aviões entregues em 2024 e já incomoda Embraer

Jato comercial C919 teve o 9º exemplar entregue para a China Eastern Airlines. Fabricante COMAC já acumula 55 aviões entregues neste ano, mesmo patamar da empresa brasileira
O 10º jato C919 entregue pela COMAC: à caça da Embraer (IEC)
O 10º jato C919 entregue pela COMAC em 2024: à caça da Embraer (IEC)

A COMAC, fabricante de aviões chinesa, está expandindo a produção do seu novo jato comercial, o C919, um similar local do Boeing 737 e do Airbus A320.

Nesta quinta-feira, 28, a estatal enviou mais uma aeronave de fuselagem estreita para a China Eastern Airlines (CEA), sua cliente lançadora.

Com o novo avião de matrícula B-657T, a COMAC chega a dez C919 entregues em 2024. Até o ano passado, apenas três jatos haviam sido entregues, todos para a mesma CEA.

A produção da aeronave está aos poucos ganhando ritmo diante das centenas de encomendas firmes. Apenas as três grandes transportadoras chinesas têm pedidos para mais de 300 C919.

Um dos dois C919 da China Southern Airlines: produção deve crescer nos próximos anos
Um dos dois C919 da China Southern Airlines: produção deve crescer nos próximos anos

Atualmente, há nove C919 na China Eastern enquanto Air China e China Southern Airlines possuem dois aviões cada.

O número deste ano deverá crescer até dezembro já que há ao menos três aeronaves perto de serem entregues, incluindo o primeiro C919 da Suparna Airlines, uma empresa aérea privada.

COMAC já disputa com Embraer em número de aviões comerciais entregues

A COMAC, que já superou a Embraer em encomendas de aviões comerciais, agora pode terminar 2024 com mais entregas que a fabricante brasileira.

O jato regional C909 (ex-ARJ21)
O jato regional C909 (ex-ARJ21)

Apoiada pelas enormes encomendas de empresas aéreas estatais chinesas. a fabricante situada em Xangai já entregou em 2024 45 jatos regionais C909 (antigo ARJ21), além dos dez C919, totalizando 55 aeronaves.

A Embraer, por sua vez, havia chegado a 42 jatos comerciais entregues até setembro. Neste trimestre, outros 11 aviões haviam sido enviados aos clientes até esta semana, ou seja, um total de 53 jatos.

Por outro lado, as duas seguem distantes de Boeing e Airbus, que lideram com folga esse mercado, mas a COMAC deve assumir a 3ª posição com folga nos próximos anos, diante de tantos pedidos.

 

Total
0
Shares
9 comments
  1. vender com subsideos dentro da china não quer dizer nada, quero ver vender fora da china, ai sim poderia dizer que esta emcomodando a embraer.

  2. Por que incomoda a Embraer, se os aviões são de categorias diferentes? o nincho que a Embraer comercializa. ela ainda é rei. Se os chineses desenvolverem jatos da mesma categoria, aí sim vai incomodar a Embraer

  3. em quais países, fora da china, esse modelo recebeu o certificado de tipo?
    qual foi tempo entre início do desenvolvimento até a entrega da cabeça de série?

  4. São realidades totalmente diferentes, esse comac vai ser vendido so para as estatais chinesas e talvez alguém da Rússia devido aos bloqueios de guerra

  5. Incomoda a EMBRAER porque? As aéreas chinesas são obrigadas a comprar avião chinês, enquanto a EMBRAER está na arena mundial. Além disso o avião compete com Boeing e Airbus, não com os regionais. Se for pelo volume de entregas apenas essa matéria não faz o menor sentido.

  6. O C919 é na verdade um concorrente do B737 e do A320 e similar a esse , ou seja , tem um design muito preciso ao A320, inclusive foi com transferência de tecnologia da Airbus que nasceu o C919. Outra questão é que a Embraer não pensa em concorrer com esse avião chinês dentro da China, uma vez que as “compras “ desse modelo por essas empresas estatais não dá a mínima chance a qualquer outro fabricante. O governo central manda as estatais comprarem o avião, não existe a opção de não comprar.

  7. Quando uma empresa não procura progredir tá fadado ao fracasso. É o caso da Embraer, tem potencial de fazer até aviões de 5° geração, mas fica parada com cara de bunda vendo os concorrentes passarem a frente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Primeiro A350-900 da Emirates em Dubai

Emirates terá A350-900 para voos “regionais” e de longa duração

Next Post
Primeiro A330-900 da Malaysian Airlines (Airbus)

Malaysia Airlines recebe primeiro A330-900 alugado pela Avolon

Related Posts
Total
0
Share