Boeing entrega plano ao governo dos EUA para corrigir falhas na produção

Fabricante foi instada pela FAA a apresentar plano de ação para evitar situações como a do plug de porta que escapou de jato 737 MAX em janeiro
Boeing 737 MAX da Alaska
Boeing 737 MAX da Alaska (AA)

A Boeing apresentou à FAA, agência de aviação civil dos EUA, um plano de ação abrangente para detalhar como a empresa pretende implementar correções de segurança e qualidade na linha de montagem de seus aviões comerciais.

A autoridade governamental havia dado um prazo de 90 dias para que a fabricante desenvolvesse uma nova estratégia de segurança e qualidade após um plug de porta de um 737 MAX 9 da Alaska Airlines se desprender em voo.

Executivos da Boeing, cincluindo o demissionário Dave Calhoun, se reuniram com a cúpula da FAA nesta quinta-feira, 30, para a apresentação do roteiro e discussão sobre sua implementação.

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A empresa diz que está focando em quatro pilares, capacitação da força de trabalho, simplificação de planos e processos, eliminação de defeitos e elevação da cultura de segurança e qualidade.

O buraco onde ficava o tampão de porta do Boeing 737 MAX N704AL
O buraco onde ficava o tampão de porta do Boeing 737 MAX N704AL (KGW)

Apesar disso, a FAA afirmou que “continuará a cobrar a Boeing após revisar o roteiro da empresa para corrigir seus problemas sistêmicos de segurança e controle de qualidade”.

“Hoje, revisamos o roteiro da Boeing para estabelecer um novo padrão de segurança e enfatizamos que eles devem seguir com ações corretivas e transformar efetivamente sua cultura de segurança”, disse o administrador da FAA, Mike Whitaker.

“Deixei claro mais uma vez que precisamos de ver um compromisso forte e inabalável com a segurança, que deve estar sempre em primeiro lugar”, acrescentou ele.

Fábrica de aeroestruturas da Spirit AeroSystems
Fábrica de aeroestruturas da Spirit AeroSystems

Expansão da produção em suspenso

Em meio ao grande escrutínio à empresa, a FAA determinou que a Boeing não expandisse a produção do 737 MAX, mas a própria fabricante acabou reduzindo o ritmo da linha de montagem enquanto promovia mudanças no processo.

A agência governamental afirmou ainda que continuará a realizar inspeções de segurança nas instalações da Boeing e da Spirit Aerosystems, sua fornecedora de aeroestruturas.

Além disso, a FAA diz que manterá o esquema de emissão de certificados de aeronavegabilidade para cada 737 MAX produzido. A Boeing continua impedida de ampliar a cadência de produção da aeronave.

 

 

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