Bolsonaro volta atrás e revoga permissão para o Exército ter aviões

Decreto revogado dava permissão ao Exército Brasileiro a chance de adquirir aeronaves de asa fixa
(Domínio Público)
O decreto assinado na semana passada abria caminho para o EB receber as aeronaves Sherpa (Domínio Público)

O sonho do Exército Brasileiro (EB) em voltar a operar aviões não durou nem uma semana. O presidente Jair Bolsonaro revogou o decreto assinado no último dia 2 de junho que permitiria a Força Terrestre ter novamente suas próprias aeronaves de asa fixa após 79 anos.

Com a nova determinação, Bolsonaro restaurou a vigência do decreto de 1986 que estabelece que a Aviação do Exército tem autorização apenas para operar helicópteros.

O decreto a favor do Exército teve repercussão negativa no alto comando da Força Aérea Brasileira (FAB). Brigadeiros ouvidos pela jornal o Estado de São Paulo criticaram a “oportunidade da medida”, citando o momento de crise econômica do país, em que as verbas para a Defesa são escassas e que a decisão poderia afetar a operação conjuntas das duas Forças.

Um coronel da FAB citado pelo jornal e que pediu anonimato reclamou dos termos abrangentes do decreto presidencial, que em tese permitiriam ao Exército ter qualquer tipo de aeronave de asa fixa e não apenas modelos de transporte de tropas.

A revogação do decreto coloca em dúvida a aquisição de oito aeronaves de transporte Short C-23B Sherpa pelo Exército Brasileiro. A entrega dos primeiros aviões (aparelhos de segunda mão oriundos de estoques dos EUA) era prevista para 2021. O Airway tentou contato com o EB para esclarecer essa questão, mas não recebeu uma resposta até o fechamento deste texto.

Veja mais: Embraer considera novas parcerias para promover o C-390 Millennium

Total
120
Shares
Previous Post
O desconto da Azul na Black Friday é 20%, válido para voos com embarques em 2018 (Airbus)

Azul estreia o A320neo em Congonhas e Santos Dumont, mas evita a ponte aérea

Next Post

Nova Zelândia descarta Embraer C-390 e confirma compra de novos Hercules

Related Posts