Caça F/A-18E cai do convés do porta-aviões USS Harry S. Truman

Aeronave da Boeing caiu no mar após incidente com trator de reboque; Marinha dos EUA iniciou investigação
Caça F/A-18E Super Hornet decola do USS Harry Truman
Caça F/A-18E Super Hornet decola do USS Harry Truman (US Navy)

A Marinha dos Estados Unidos (US Navy) confirmou que um caça F/A-18E Super Hornet, pertencente ao Esquadrão de Caças de Ataque VFA-136, foi perdido no Mar Vermelho no dia 28 de abril. O incidente ocorreu enquanto a aeronave era rebocada no hangar do porta-aviões USS Harry S. Truman (CVN 75).

Segundo o comunicado oficial, a equipe de movimentação perdeu o controle do caça durante o procedimento, resultando na queda do F/A-18E e do trator de reboque no mar. Todos os tripulantes envolvidos estão seguros, com apenas um marinheiro sofrendo ferimentos leves.

Apesar da perda da aeronave, a Marinha afirmou que o grupo de ataque, composto pelo USS Harry S. Truman, nove esquadrões do Carrier Air Wing 1, três destróieres e o cruzador USS Gettysburg (CG 64), permanece totalmente operacional.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Uma investigação foi aberta para apurar as causas do incidente e avaliar possíveis medidas corretivas. O F/A-18E Super Hornet é um dos principais caças multifunção embarcados da frota norte-americana, utilizado em missões de superioridade aérea, ataque ao solo e operações navais.

Porta-aviões USS Harry Truman, CVN-75 (US Navy)

Segundo Super Hornet do CVN 75 acidentado em menos de seis meses

O porta-aviões USS Harry S. Truman (CVN 75) desempenha um papel central na operação militar dos Estados Unidos no Mar Vermelho, uma região estratégica que enfrenta crescente instabilidade devido às ações dos rebeldes houthis do Iêmen.

Desde o início de 2025, o grupo de ataque do Truman tem conduzido operações aéreas e navais intensas contra alvos houthis, como parte da “Operação Rough Rider”, lançada pelo governo dos EUA para restaurar a segurança nas rotas marítimas internacionais e conter a influência iraniana na região.

O Truman, acompanhado por destróieres e cruzadores, realiza missões diárias que incluem ataques aéreos e lançamentos de mísseis Tomahawk contra instalações militares dos houthis no Iêmen. Essas ações visam neutralizar ameaças a navios comerciais e militares que transitam pelo Mar Vermelho, uma via crucial para o comércio global.

É o segundo Super Hornet perdido por Harry S. Truman em menos de seis meses. Em dezembro de 2024, um F/A-18F foi abatido por fogo amigo de um míssil de cruzeiro lançado pelo contratorpedeiro USS Gettysburg enquanto voava no Mar Vermelho.

Os dois tripulantes do jato supersônico ejetaram em segurança, com um deles sofrendo ferimentos leves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
C-390 com pintura da Suécia

Suécia se junta à Holanda e Áustria em compra do C-390 Millennium

Next Post
Portugal deve se tornar o primeiro cliente do A-29N

Embraer confirma entrega do primeiro A-29N de Portugal ainda em 2025

Related Posts