Caça “invisível” japonês vai voar em fevereiro
Mitsubishi ATD-X ‘Shinshin’ será equipado com tecnologia especial que pode enganar radares


O Japão está prestes a entrar no seleto grupo de países que dominam a tecnologia “Stealth” (Furtivo, em inglês), que pode enganar radares e tornar os aviões “invisíveis”. O Ministério de da Defesa do país informou que o primeiro voo do Mitsubishi ATD-X ‘Shinshin’ está programado para o próximo mês de fevereiro.
O primeiro protótipo do Shinshin (“Espiríto do Coração”, em japonês) também vai realizar testes de taxiamento no aeroporto de Nagoya até o final deste mês. A aeronave, porém, ainda está muito longe de entrar em operação.
Como informou as autoridades japonesas, o ATD-X (Advanced Technology Demonstrator-X) será submetido a um extenso programa de testes e coleta de dados. A versão final do caça deve entrar em operação somente em 2028. Isso se o desenvolvimento da aeronave for de fato aprovado, decisão que será anunciada pelo governo japonês até 2019.
O projeto deve originar o caça que pode substituir o F-2, a versão japonesa do F-16 ‘Falcon’, desenvolvido originalmente pela Lockheed Martin nos Estados Unidos.
A ‘Força de Auto Defesa Aérea do Japão’ vai iniciar até o final deste ano as operações com o caça F-35, desenvolvido nos EUA. A aeronave possui tecnologia stealth e será a primeira desse tipo operada no Japão.
A maior parte dos aviões stealth em serviço são operados pelos EUA – o F-35 também está em operação na Itália. Além do Japão, outras nações que estudam a tecnologia que torna os aviões imunes aos radares de busca são Rússia e China.

Aviação japonesa decola
A indústria aeronáutica do Japão está “bombando”. Após um longo período sem grandes projetos, o setor retomou o passo no país e iniciou o desenvolvimento de novas aeronaves. Além do caça stealth ATD-X, a Mitsubishi Aircraft Corporation também está trabalhando no desenvolvimento do jato de passageiros MRJ (Mitsubishi Regional Jet).

A aeronave comercial da Mitsubishi terá duas versões, o MRJ 70, com capacidade entre 70 e 80 passageiros, e o MRJ 90, para até 96 ocupantes. O modelo de maior porte, que já voou, deve entrar em serviço até 2018, e a versão menor possivelmente no ano seguinte.
Outro importante projeto e que já está no mercado causando furor é o HondaJet. O jatinho executivo da categoria “light” (como o Embraer Phenom 100E) tem capacidade para até seis passageiros e curiosidades no design, como as turbinas suspensas sobre as asas. O primeiro avião da Honda já tem uma longa lista de pedidos no mundo inteiro e até no Brasil, onde custa US$ 4,5 milhões.

Os engenheiros da divisão de aviação da Kawasaki também andam bastante ocupados. A empresa entregou recentemente os primeiros aviões de patrulha P-1 e está desenvolvendo o cargueiro militar C-2, projetado para transportar cargas de até 34 toneladas.
Fonte: Cavok
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