A Airbus terá de atrasar a entrada em serviço do cargueiro A350F em até um ano devido a problemas com a linha de montagem do widebody, apurou a Reuters.
Fontes ouvidas pela agência de notícias afirmaram que a fabricante deverá divulgar um novo cronograma para o programa nesta quinta-feira, 20, durante coletiva de resultados de 2024.
O A350F foi lançado em novembro de 2021 aproveitando novas regulações da OACI para missões de poluentes que entrarão em vigor em 2027 e proibirão a produção de jatos como os Boeing 767F e 777F.

Mais eficiente e capaz, o A350F poderá levar 111 toneladas em distâncias de até 8.700 km. Ele terá como rival o Boeing 777-8F, mas que está com o cronograma bem atrasado.
A Airbus pretendia colocar o novo cargueiro em serviço em 2025, antes mesmo de as novas regras entrarem em vigor. Em 2023, a empresa reconheceu que a meta havia mudado para 2026 e, com o novo atraso, isso deverá ocorrer entre 2027 e 2028.
Spirit Aerosystems não dá conta do recado
Segundo a Reuters, uma das razões para o novo cronograma envolve a produção de aeroestruturas pela combalida Spirit AeroSystems, dos EUA, que fornece várias peças do A350.
Por conta disso, a Airbus não tem conseguido ampliar a produção da aeronave, que viu as entregas caírem em 2024 após um leve crescimento no ano anterior.

No ano passado, apenas 57 A350-900 e A350-1000 foram entregues. A Airbus tinha em janeiro 719 aeronaves pendentes de entrega, incluindo 63 A350F.
A meta da fabricante sediada em Toulouse, França, é chegar a uma taxa mensal de 12 A350 produzidos até 2028.
A Spirit está sendo readquirida pela Boeing, de onde se separou anos atrás, mas parte das instalações deverão ser assumidas pela Airbus.