Cargueiro Embraer E190F e jato turco Hürjet estarão no show aéreo de Farnborough

Organização do evento divulgou lista de aeronaves confirmadas até o momento. Salão ocorrerá entre 22 e 26 de julho e contará com quatro aviões da empresa brasileira
Cargueiro E190F da Embraer e o jato turco Hürjet confirmados em Farnborough
Cargueiro E190F da Embraer e o jato turco Hürjet confirmados em Farnborough

O Farnborough International Airshow, maior exposição de aviação do mundo em 2024, divulgou a primeira “onda” de aeronaves confirmadas para o evento, que ocorrerá entre 22 e 26 de julho na Inglaterra.

Entre os destaques estão o E190F, versão convertida para carga do jato de passageiros da Embraer, e o jato de treinamento Hürjet, da Turkish Aerospace, ambos inéditos no show aéreo.

A Airbus também levará um dos aviões de teste do A321XLR, aeronave de corredor único de maior alcance no mercado atualmente.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Na edição de 2022, o A321XLR já estava em campanha de testes de certificação, mas a Airbus preferiu reservar sua estreia em público para o ano seguinte, em Le Bourget, na França

Airbus A321XLR
Airbus A321XLR

Não por isso a fabricante europeia deixará de levar mais aeronaves à Farnborough. A lista de confirmações inclui um A350-900 da Air India e exemplares do A220-300, A330-900, A400M e C295, além de helicópteros.

A ATR levará o turboélice ATR 72 nas versões de passageiro e carga enquanto a Qatar Airways terá um Boeing 787-9 e um Gulfstream G700, o primeiro entregue no mundo.

A Boeing ainda não confirmou quais aviões atravessarão o Atlântico, mas é esperado que o 737 MAX 10 e o 777-9 voltem a pousar em Farnborough.

Embraer com presença significativa

Como é tradição, a Embraer terá um espaço bastante amplo no show aéreo, onde a grande novidade  será o E190F, que fará sua estreia em frente ao público.

A fabricante brasileira voltará a mostrar o E195-E2, agora na pintura Tech Eagle, além do C-390 Millennium e o A-29 Super Tucano.

Jato Gulfstream G700 da Qatar
Jato Gulfstream G700 da Qatar

Estão confirmados ainda o turboélice de treinamento Diamond Dart 750 e o King Air 260C, entre outros.

A Turkish Aerospace tem chamado a atenção com o desenvolvimento de várias aeronaves, entre eles o caça de 5ª geração KAAN, mas preferiu por ora deixá-lo longe dos holofotes. No entanto, o helicóptero Gökbey também estará na Inglaterra.

O Hürjet é um jato supersônico de treinamento que voou pela primeira vez em 2023. Ele é um rival do Boeing T-7A Red Hawk e deverá ter uma versão de combate leve no futuro.

Nas próximas, a organização de Farnborough deve adicionar mais aeronaves à lista. Veja a lista atual:

Aeronave Exposição Obs.
Airbus A350 estática Air India
Airbus A220-300 estática
Airbus A321XLR Em voo
Airbus A330-900 estática
Airbus A400M estática
Airbus C295 estática
Airbus H135M estática
Airbus H160 estática
ATR 72-600 estática
ATR 72-600F Em voo
Diamond DA62 estática
Diamond Dart 750 Em voo
Embraer E195-E2 Em voo
Embraer E190F estática
Embraer KC-390 Em voo
Embraer A-29 Super Tucano estática
Sikorsky UH-60M Black Hawk estática
Boeing 787-9 estática Qatar Airways
Gulfstream G700 estática Qatar Airways
Beechcraft King Air 260C estática
TAI Hürjet Em voo
TAI Gökbey Em voo
Total
0
Shares
Previous Post
A Fly foi a principal empresa charter do Brasil na década de 1990. Foto: Aeroprints via Wikimedia Commons.

As empresas aéreas brasileiras de vida curta – Parte II

Next Post
Caças F-4E Phantom II da Coreia do Sul

Coreia do Sul aposenta seus últimos caças F-4 Phantom

Related Posts
Total
0
Share