Ex-avião de passageiros, Embraer E190F cargueiro voa pela primeira vez

Jato convertido é parte do programa E-Freighter da fabricante, que pretende ocupar um nicho entre turboélices de carga e aviões maiores como o A320PF e o 737-800BCF
Primeiro E190F voa
Primeiro E190F voa (Embraer)

A Embraer finalmente concluiu o voo inaugural do primeiro E190F cargueiro nesta sexta-feira, 5 de abril, a partir da sua sede em São José dos Campos, em São Paulo.

O jato, que originalmente era configurado para o transporte de passageiros, passou por um processo de conversão P2F (passenger to freighter, passageiro para carga) desenvolvido pela Embraer dentro do programa E-Freighter.

O voo inaugural durou cerca de duas horas para a realização de uma avaliação completa da aeronave, explicou a empresa.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Para prepará-lo para transportar carga, o E190F teve sua cabine reformulada, com a retirada de assentos e do sistema de oxigênio de emergência, entre outros.

Aeronave pode levar até 13.500 kg de carga
Aeronave pode levar até 13.500 kg de carga

A Embraer também reforçou o piso e instalou suportes para containers e paletes. A mudança mais importante foi a instalação de uma porta larga de carga na seção dianteira da fuselagem.

Segundo a fabricante, o primeiro E190F pertence à arrendadora Regional One.

“O programa E-Freighter abre uma nova oportunidade de negócios para a Embraer, atendendo à crescente demanda global do setor de e-commerce por transporte de carga, aliando a alta tecnologia da família E-Jets a um desempenho operacional imbatível”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.

Além do voo de teste, a aeronave já realizou de forma bem-sucedida os testes de pressurização em solo e carregamento de cargas.

Jato pertence à Regional One
Jato pertence à Regional One

O plano da Embraer é oferecer uma aeronave cargueira com maior capacidade que turboélices como o ATR 72 e com custo mais baixo que os jatos A320P2F e 737-800BCF, também convertidos.

Enquanto o E190F pode levar até 13.500 kg, o E195F é capaz de transportar até 14.300 kg de carga útil estrutural. A empresa deve concluir a primeira conversão da variante de maior porte em 2025.

O programa de conversões E-Freighter foi lançado em 2022 no auge da demanda por encomendas expressas, ainda fruto dos efeitos da pandemia do coronavírus.

De lá para cá, no entanto, o mercado passou por uma acomodação, mas a Embraer acredita que os E-Jets poderão absorver potenciais pedidos de empresas cargueiras nos próximos anos.

Previous Post
Jato de ataque AMX da Itália com pintura de despedida

Jato de ataque AMX passa por despedida na Itália; Brasil será o próximo

Next Post
Um dos novos Su-34 da Rússia

Rússia entrega mais jatos Su-34 enquanto Ucrânia diz ter destruído seis aviões do país

Related Posts