Mais uma baixa no quadro de operadores do Airbus A380. A companhia aérea chinesa China Southern Airlines realizou no domingo (6) o último voo com o “Superjumbo”, no trecho entre Los Angeles e Guangzhou, marcando o fim da carreira do avião gigante no mercado chinês.
Com este último voo comercial do A380, a empresa chinesa junta-se à Air France, Thai Airways, Malaysia Airlines e à empresa de wet-lease Hi Fly, que já desistiram definitivamente do A380.
As companhias que ainda voam com o avião de dois andares da Airbus são a ANA, Asiana Airlines, British Airways, Emirates Airline, Etihad Airways, Korean Air, Lufthansa, Qantas Airways, Qatar Airways e Singapore Airlines.
ACOMPANHE O AIRWAY NAS REDES SOCIAIS
Único cliente da aeronave no mercado chinês, a China Southern Airlines adquiriu cinco exemplares do maior avião de passageiros do mundo, das quais duas unidades já estão estocadas há meses no deserto de Mojave, nos EUA.
https://twitter.com/flightradar24/status/1589738230202568709
A despeito de ser um avião histórico, a retirada do A380 pouco afeta a frota de longo curso da China Southern. A companhia chinesa conta ainda com 40 unidades do Airbus A330, 14 A350, 15 Boeing 777 e 27 modelos 787 Dreamliner.
Sem expectativa de conseguir novos clientes, a Airbus encerrou o programa A380 em dezembro do ano passado com a entrega do último exemplar da aeronave à Emirates Airlines, 14 anos após a introdução do modelo no mercado. Ao todo, o grupo europeu entregou 251 exemplares do enorme avião, um número bem abaixo das previsões originais – que apontavam uma demanda por mais de 1.000 aeronaves.
Aviação Comercial