Chinesa COMAC recebe mega pedido de 330 jatos C919 e ARJ21
Com novos pedidos, fabricante estatal chinesa agora tem mais de 1.000 encomendas pelo C919

A carteira de pedidos da fabricante estatal chinesa COMAC pelo jato comercial C919 superou a marca de 1.000 aeronaves. Segundo a agência de notícias Yicai Global, empresas de arrendamento encomendaram um total de 300 unidades do novo avião chinês de passageiros, além de outros 30 jatos regionais ARJ21, em negociações realizadas durante o primeiro dia do show aéreo de Zhuhai, na China.
A identidade dos compradores e detalhes sobre os pedidos não foram revelados. A COMAC, por ora, também não se pronunciou oficialmente sobre as novas encomendas. No site da fabricante chinesa ainda constam números de pedidos desatualizados, com 815 encomendas de 28 clientes pelo C919 e 616 ordens de compra de 23 consumidores pelo ARJ21.
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Certificado recentemente pela agência de aviação chinesa para operar voos comerciais, o C919 participa pela primeira vez de uma exibição estática na China. O novo jato da COMAC é o projeto aeronáutico civil mais ambicioso já desenvolvido no país, concebido para competir com os tradicionais Airbus A320 e Boeing 737, que são os aviões comerciais mais vendidos do mundo.
Espera-se que a primeira entrega do C919 ocorra até o fim deste ano ou nos primeiros meses de 2023. O cliente de lançamento da aeronave será a China Eastern Airlines, uma das maiores empresas aéreas da China. Ao todo, a companhia chinesa tem um pedido firme por cinco aeronaves do tipo.

O ARJ21, por outro lado, já é um velho conhecido no mercado, mas com uma nova identidade. A aeronave, embora fabricada na China, é um projeto derivado do antigo MD-80 (ex-McDonnell Douglas, atual Boeing), que foi desenvolvido no final da década de 1970. Todavia, trata-se do primeiro jato de passageiros produzido em série na China e que já acumula mais de 70 unidades entregues a empresas chinesas desde 2016.