CommuteAir, dos EUA, prepara atualização de 62 jatos Embraer ERJ-145

Companhia aérea regional parceira da United Airlines vai atualizar os sistemas aviônicos de toda sua frota de jatos ERJ-145
Os ERJ-145 da CommutAir são configurados com 50 assentos (Adam Moreira/Creative Commons)

O incansável jato Embraer ERJ-145 continua sendo cobiçado nos Estados Unidos. A CommuteAir, companhia aérea regional parceira da United Airlines, anunciou nesta semana um investimento para atualizar os sistemas aviônicos de 62 aeronaves do tipo em sua frota.

De acordo com a empresa, que voa usando a marca United Express, os jatos brasileiros vão receber uma versão aprimorada do Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS, na sigla em inglês) da Honeywell. A CommuteAir diz que o equipamento atualizado melhora os níveis de segurança operacional do ERJ-145 e otimiza os procedimentos de voo.

“Esta atualização para o sistema aviônico aumentará a segurança, a eficiência e a confiabilidade mecânica. Nossa equipe de manutenção está programada para começar a instalar o FMS atualizado em março de 2023 ”, observou Lon Ziegler, vice -presidente de serviços técnicos e serviços técnicos da CommuteAir.

O capitão David Fitzgerald, vice -presidente de operações de voo da CommuteAir, acrescentou: “Nossa FMS atualizada fornecerá abordagens adicionais de instrumentos em dezenas de aeroportos que não estavam disponíveis em versões anteriores, otimizando os procedimentos de abordagem de voo e fortalece ainda mais a segurança e a confiabilidade.”

A modernização dos sistemas aviônicos é o investimento mais recente da CommuteAir no processo de atualizar seus ERJ-145. Desde 2021, a empresa já reformou 44 interiores de suas aeronaves incluindo novos paredes laterais, bagageiros, acabamentos, iluminação por LED e toaletes redesenhados. A reforma do interior no restante da frota será concluída até o fim deste ano, segundo a companhia.

A CommuteAir opera o jato brasileiro na versão ERJ-145XR, de alcance estendido e configurados com 50 assentos. Os mais de 60 exemplares da aeronave foram adquiridos pela companhia entre 2017 e 2021, sendo a maioria provenientes da Expressjet, empresa que faliu em 2022. Esses aviões, no entanto, tem mais de 20 anos uso ou estão próximos de alcançarem duas décadas de serviço, de acordo com dados do Airfleets.

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