Como a Base Aérea de Canoas tornou-se “aeroporto humanitário” do Rio Grande do Sul

Localizada a apenas 6 km do Aeroporto Salgado Filho, que está alagado desde o desastre ambiental, a Base Aérea de Canos tem sido parte de uma intensa ponte aérea de cargas. Local deve receber cinco voos diários de passageiros em breve
KC-30 da FAB em Canoas
KC-30 da FAB em Canoas

Criada em 1937, a Base Aérea de Canoas (BACO) nunca enfrentou uma situação como a atual, em que se transformou no principal acesso aéreo do Rio Grande do Sul em meio às enchentes que tomaram o estado e a capital, Porto Alegre, desde o final de abril.

Sede do 1º/14º Grupo de Aviação (Esquadrão Pampa), Canoas abriga os caças Northrop F-5 Tiger II que patrulham o sul do Brasil. Mas o alagamento que tomou conta do Aeroporto Salgado Filho após as intensas chuvas que atingiram a região, transformou a base aérea em melhor alternativa para que voos de ajuda humanitária chegassem rapidamente.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Num golpe de sorte, Canoas possui uma pista bastante extensa, com cerca de 2.800 de comprimento, o que permite que grandes widebodies possam operar no local sem dificuldades.

Para se ter uma ideia, ela é apenas um pouco menor que a pista do Salgado Filho, que tem 3.200 metros de extensão.

A base aérea ao norte de Porto Alegre
A base aérea ao norte de Porto Alegre (GE)

KC-30 atolado

Não por menos a base aérea recebeu pela primeira vez diversos jatos comerciais como o Boeing 767 da LATAM, o Embraer E-Jet da Azul e até um raro DC-8 da organização Samaritan’s Purse, dos EUA, que também enviou seu Boeing 757 cargueiro.

Aeronaves militares também participam da ponte aérea como os KC-30 (A330) e KC-390 da FAB e o C-130 da Força Aérea Argentina.

Para dar espaço aos voos humanitários, a FAB transferiu os caças F-5 de Canoas para a Base Aérea de Santa Maria, 250 km a leste de Porto Alegre.

Embora suficientemente adequada para a missão, Canoas nunca foi pensada para receber aviões tão grandes. Curiosamente, um dos dois KC-30 da FAB acabou atolado na grama ao manobrar na área de táxi da base, mas sem consequências mais graves.

Aeroporto provisório

A importância de Canoas para o estado vai além. Com o Aeroporto Salgado Filho fechado até pelo menos 30 de maio, a Fraport, concessionária que opera o terminal aéreo, já teve o aval da ANAC, a agência de aviação civil brasileira, para montar uma operação provisória de voos de passageiros no local.

O Aeroporto Salgado Filho ainda alagado na quinta-feira, 16 (GERGS)
O Aeroporto Salgado Filho ainda alagado na quinta-feira, 16 (GERGS)

Segundo o governo federal, serão operados na base aérea cinco voos diários, dentro de uma malha aérea emergencial que abrange também aeroportos no interior do estado e também em Santa Catarina.

Ainda não está definido quando os voos terão início nem quais companhias aéreas os assumirão, contudo.

Caças F-5 Tiger II da FAB foram transferidos para a Base Aérea de Santa Maria
Caças F-5 Tiger II da FAB foram transferidos para a Base Aérea de Santa Maria
Total
0
Shares
2 comments
  1. Muito legal vocês divulgarem o papel das forças armadas na ajuda ao RS. Eles não precisam ser exaltadas como salvadoras da pátria, mas tampouco podem ser demonizadas e sofrerem ataques com fake news.

  2. Há quem ainda os respeitem. Eu não. Em relação ao que estão fazendo, não fazem nada além de obrigação, afinal, somos nós quem os sustentamos.

Comments are closed.

Previous Post
Primeiro caça F-35 da Bélgica decola

Primeiro caça F-35 da Bélgica faz voo inaugural

Next Post
O primeiro 787 da Austrian, ainda sem pintura

Austrian Airlines recebe seu primeiro Boeing 787 mas sem pintura

Related Posts
Total
0
Share