Companhia aérea do “Himalaia” vai ajudar COMAC a fazer jato C919 operar em aeroportos em grandes altitudes

Tibet Airlines tem malha aérea a partir do Aeroporto de Lhasa, localizado a quase 3.600 metros de altitude. Companhia é hoje uma grande cliente do Airbus A319, que tem porte semelhante ao modelo chinês
O C919 Plateau com a pintura da Tibet Airlines (COMAC)

A COMAC acertou um acordo com a Tibet Airlines para trabalharem juntas no desenvolvimento do C919 “Plateau”, versão encurtada do jato comercial que é planejada para operação em aeroportos de grande altitude.

Sediada em Lhasa, a Tibet possui uma malha de voos a partir do aeroporto da cidade, que está a quase 3.600 metros de altitude. Em elevações como essa, os aviões precisam de um desempenho mais potente para compensar o ar rarefeito.

A transportadora tibetana é uma grande cliente do Airbus A319, incluindo a versão A319neo. O C919 “Plateau” tem um porte semelhante ao modelo ocidental, podendo transportar cerca de 140 passageiros.

A COMAC havia revelado duas novas variantes do C919 em novembro. Além do jato menor, há também uma versão para 210 passageiros, equivalente ao A321neo.

“O acordo ajudará a desenvolver jatos de passageiros de fabricação nacional e a salvaguardar a segurança nacional e a estabilidade das fronteiras”, afirmou a Tibet Airlines, em comunicado divulgado na rede social Wechat.

O C919 “A319neo”, voltado para operações em aeroportos em altitude elevada (COMAC)

O gerente geral da COMAC, Zhou Xinmin, afirmou que a Tibet Airlines “acumulou uma rica experiência em operações de alta altitude e fez contribuições notáveis ​​para o desenvolvimento do mercado de aviação de alta altitude do país”.

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O C919 é a aeronave de passageiros mais avançada já desenvolvida na China e q está em serviço desde maio.

Até o momento, a COMAC entregou três jatos, todos para a China Eastern Airlines, mas possui centenas de pedidos de compromissos de vendas de companhias aéreas do país.

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