Embraer E195 da Bamboo Airways, empresa aérea do Vietnã

Um dos dois E195 arrendados pela Bamboo Airways, do Vietnã (Embraer)

A Bamboo Airways, primeira companhia aérea privada do Vietnã, é a nova operadora da família de jatos regionais E-Jet, da Embraer. A empresa arrendou duas aeronaves E195 de primeira geração que pertencem à companhia Great Danes Airlines, da Dinamarca, e que entraram em serviço recentemente.

Os dois aviões estão sendo usados em voos para o arquipélago turístico de Con Dao, que não possui uma infraestrutura aeroportuária adequada. Com pista curta e falta de suprimento de combustível, o aeroporto da ilha não pode receber jatos maiores, mas a performance do E195 permitiu que os voos possam atender ao destino, distante 1.400 km da costa.

“A Bamboo Airways tem orgulho de oferecer voos para Con Dao operados com os jatos E195”, afirmou Dang Tat Thang, vice-presidente executivo da Bamboo Airways. “O desempenho em pista curta torna o E195 a aeronave ideal para voos que partem e têm como destino Con Dao. As fileiras com dois assentos oferecerão aos nossos passageiros um excelente nível de conforto em uma aeronave moderna e espaçosa, incluindo a classe executiva, única na rota para Con Dao”.

“Parabéns à Bamboo Airways por este movimento estratégico. Os E-Jets proporcionarão grande flexibilidade tanto em desempenho quanto em economia”, afirmou Raul Villaron, diretor para Ásia-Pacífico da Embraer Aviação Comercial. “A economia de combustível e o desempenho operacional do E195 permitem à Bamboo Airways gerenciar de maneira eficiente os custos e a demanda flutuante, operando rotas de baixa densidade com as aeronaves do tamanho correto. Damos à Bamboo Airways as boas-vindas à família Embraer, cuja equipe global está a postos para prestar todo apoio necessário.”

Os jatos E195 estão configurados com 118 assentos em duas classes de serviço. A Bamboo Airways foi fundada em 2017 e tem investido em aeronaves de nova geração como os A320neo e A321neo, da Airbus, e o Boeing 787-9 Dreamliner.

A maior empresa aérea do Vietnã atualmente é a Vietnam Airlines, que foi fundada em 1956 e é controlada pelo governo socialista. A companhia possui uma frota com mais de 100 aviões, entre modelos A320, A350 e 787.

Boeing 787-9 da Bamboo Airways

A Bamboo Airways foi criada há pouco tempo no Vietnã e quer terminar 2020 com 50 aviões, incluindo o 787-9 (Bamboo)

Veja também: Companhia aérea novata do Vienã pode comprar 12 jatos 777X