Companhia aérea dos EUA adiou entrega de jatos Embraer após tarifas de Trump
Alaska Air deveria ter recebido dois E175 em maio, mas incerteza causada por tarifas fez empresa segurar entregas

A Horizon Air, regional ligada à Alaska Airlines, deveria ter recebido dois novos jatos E175, de 76 lugares, em maio, mas as aeronaves não deixaram a fábrica da Embraer, em São José dos Campos (SP).
A razão é que a empresa aérea dos EUA teme que as tarifas de importação anunciadas pelo presidente Donald Trump aumentem e a obriguem a arcar com um custo extra não previsto.
Segundo a Alaska afirmou ao jornal The Seattle Times, ela não aceitará custos adicionais impostos pelas tarifas, que hoje estão em 10% no caso de vários países, incluindo o Brasil.
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As entregas frustradas, por outro lado, obrigaram a Alaska Air a cancelar voos programados para o período de verão no hemisfério norte por falta de aviões.
A empresa não tem outros jatos E175 previstos para este ano, portanto sua frota permanecerá com 87 aeronaves, sendo 45 da Horizon e 42 operados pela SkyWest Airlines.

Grande cliente da Boeing, a Alaska espera receber mais sete 737 MAX e um 787, este para a Hawaiian Airlines, que foi adquirida recentemente pelo grupo. Os jatos da fabricante não são alvo das tarifas, obviamente.
Cancelamentos à vista na Spirit
Já a situação da companhia aérea de baixo custo Spirit Airlines é mais complicada, afinal ela depende exclusivamente de aviões da Airbus.
A empresa aérea da Flórida teme, portanto, que as tarifas impostas para produtos europeus possam subir e com isso inviabilizar suas encomendas de aeronaves da família A320neo.
Em documento enviado à Comissão de Valores Imobiliários dos EUA, a Spirit relata o impacto negativo das tarifas, que podem chegar a 20% após o fim de uma pausa de 90 dias prevista para julho.

A empresa aérea, que acaba de sair do Capítulo 11 (concordata), avalia adiar ou mesmo cancelar a entrega de alguns aviões em virtude do custo extra e do ambiente econômico incerto.
A Airbus deve entregar quatro jatos da família A320neo para a Spirit em 2025, parte de uma encomenda de 92 aeronaves prevista até 2031.