Rússia busca acordo para produzir jato reginal Superjet 100 na Índia

Diretor do grupo UAC sugeriu construir na Índia o Superjet 100 na versão com certificação da Europa
Nova versão do SSJ100, o SSJ New praticamente não contará com itens importados (SCAC)

O grupo estatal United Aircraft Corporation (UAC) da Rússia está considerando produzir o jato regional Sukhoi Superjet 100 na Índia, informou a agência RIA Novosti nesta terça-feira (14). Segundo a publicação, o plano foi mencionado por Yuri Slyusar, diretor geral do UAC, durante a feira Aero India 2023, em Bangalore.

O executivo apontou a possibilidade de fabricar o Superjet 100 na versão básica com certificado europeu nas instalações da Hindustan Aeronautics Limited (HAL), que já possui experiência na construção de aeronaves militares – como o caça HAL Tejas. Slyusar ainda ofereceu a Índia a chance participar dos projetos MC-21 da Irkut e do Il-114-300 da Ilyushin.

“Estamos considerando para a aeronave Sukhoi Superjet a possibilidade dela ser produzida aqui (na Índia). Já existe experiência de produção em massa aqui. A Índia, com o fornecimento de nossos componentes, pode produzir uma aeronave indiana completa com entregas no mercado interno e nos mercados de países amigos. Eu acho que é interessante para a Índia. Conseguir uma aeronave civil moderna com a nossa ajuda agora é um passo à frente ”, disse Slyusar.

De acordo com o diretor da UAC, aviões com capacidade para 100 passageiros estão em alta, principalmente para o transporte domésticos. “O país é grande e em nossa opinião, essa aeronave (o Superjet 100) serve. Pois bem, estamos prontos para dar toda assistência necessária tanto do lado tecnológico quanto técnico, pois a Índia é nossa grande amiga. Gostaríamos que essa amizade se desenvolvesse não apenas na esfera militar, mas também na civil.”

Embraer também quer produzir aviões na Índia

Também presente no Aero India 2023, a Embraer vem buscando uma aproximação mais íntima com a Índia há algum tempo. No fim do ano passado, por exemplo, a imprensa indiana noticiou que a fabricante brasileira mantinha discussões com empresas indianas para avançar com o projeto TPNG, um turboélice de última geração.

Concepção artística do turboélice de última geração da Embraer (Divulgação)
Concepção artística do turboélice de última geração da Embraer (Divulgação)

Na época, a Embraer informou que estava “discutindo com potenciais parceiros na Índia e globalmente sobre uma seleção de opções de parceria para a próxima geração de aeronaves turboélice – incluindo fabricação. Essas discussões estão em andamento e avançando bem”.

Também no ano passado, a Embraer confirmou que havia iniciado conversas com a Força Aérea Indiana sobre a oferta do avião multimissão C-390 Millennium. Publicações da Índia noticiaram na época que um acordo poderia envolver fornecedores locais de componentes para a aeronave brasileira.

Já no início de 2023, Caetano Neto, head da divisão Embraer Defesa e Segurança para Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África, declarou à imprensa indiana que vislumbrava a possibilidade de instalar uma linha de produção do Super Tucano na Índia para abastecer as forças armadas do país e para exportações na região asiática.

Demonstrador do Super Tucano; aeronave fica baseada em Portugal (Embraer)

“Além de impulsionar a fabricação local do país, a Embraer também pode ajudar a Índia a se tornar um fornecedor crítico na cadeia de suprimentos global por meio de suas ofertas substanciais em unidades aeroespaciais”, disse Neto na época, ao website indiano Mint. “Vemos a Índia não como um cliente, mas como um parceiro de negócios promissor.”

Total
0
Shares
Previous Post

Air India encomenda 10 jatos 777X e outros 280 aviões da Boeing

Next Post

Nova cliente da Embraer, indiana Star Air revela seu primeiro E175

Related Posts
Total
0
Share