Confirmado: Áustria é a nova cliente do Embraer C-390 Millennium

Ministra da Defesa do país europeu, Klaudia Tanner, anunciou nesta quarta-feira que quatro jatos multiuso brasileiros substituirão os três turboélices C-130K Hercules que estão em serviço há 20 anos
A Áustria será o 5º país a operar o C-390, com quatro aeronaves a serem encomendadas (Embraer)

A Áustria confirmou nesta quarta-feira (20) que será a nova operadora do jato multimissão C-390 Millennium, da Embraer. A escolha da aeronave brasileira como substituta dos antigos turboélices C-130K Hercules foi feita pela Ministra da Defesa, Klaudia Tanner.

Ao lado do Major General Harald Vodosek, Tanner revelou que o país irá adquirir quatro aeronaves C-390 a um valor por unidade entre 130 milhões e 150 milhões de euros.

“Desde 2003, as três aeronaves Hercules completaram muitas missões e sempre foram um dispositivo de transporte confiável para nossos soldados”, disse Tanner.

“Agora é hora do Embraer C-390 substituir o C-130 Hercules. A aeronave da Embraer é a única da classe de 20 toneladas que atende a todas as nossas necessidades”, acrescentou a ministra.

Austria confirms acquisition of four Embraer C-390 Millennium

A Ministra da Defesa Klaudia Tanner e o Major General Harald Vodosek durante anúncio da escolha do C-390 (MDA)

Como revelado pelo jornal Kronen Zeitung, a aquisição dos C-390 Millennium terá a participação da Holanda, outra cliente do jato bimotor, que deve intermediar o acordo ao acrescentar as unidades austríacas ao seu próprio pedido.

O governo austríaco não citou claramente o arranjo, ma afirmou que está negociando uma colaboração com a Holanda.

A Áustria opera três C-130K adquiridos do Reino Unido há 20 anos (Adrian Pingstone)

35 jatos C-390 encomendados

A entrega do primeiro C-390 deve ocorrer entre 2026 e 2027 e a assintura do contrato, no início de 2024.

Com o futuro pedido austríaco, o avião multimissão chega a um total de 35 pedidos, sendo 19 do Brasil, cinco de Portugal, dois da Hungria, cinco da Holanda e os quatro a serem fechados com a Áustria.

A Força Aérea da Áustria adquiriu os três C-130K do Reino Unido em 2003, mas as aeronaves já têm cerca de 56 anos em serviço, mas exigem uma manutenção bastante dispendiosa. Os jatos brasileiros ficarão baseados em Linz/Hörsching, disse o governo.

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  1. Boa notícia. Parabéns. Agora só faltam Suécia, Tchecoslováquia e Itália. Os demais da OTAN creio que seguem com a política dos USA.

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