Conheça os jatos de combate que já voaram com a FAB

Do antigo Meteor ao atual F-5, força aérea também teve bombardeiros e aviões de ataque ao solo com motores de alta performance

Dassault Mirage 2000

Northrop F-5 Tiger II

O F-5 é atualmente o principal jato de combate do Brasil (FAB)

Segundo caça supersônico a entrar em operação no Brasil, o F-5 chegou em 1972, pouco após a aquisição dos Mirage III. Apesar de não alcançar a mesma velocidade do colega francês, o novo aparelho da FAB foi adquirido em maiores quantidades e distribuídos em diversas bases pelo Brasil, enquanto os Mirage eram posicionados em Anapólis (GO) – em tese a base que serve para proteger a capital Brasília (DF).

Ao todo, a FAB adquiriu três lotes de caças F-5 novos e de segunda mão em diferentes épocas: dois dos EUA, nos anos 1970 e 1980, e um da Jordânia, nos anos 2000. Ao todo, a frota atual possui cerca de 40 jatos – o número de unidades em condições de operação não é divulgado.

O F-5 pode alcançar 1.700 km/h e levar uma variada carga bélica (até 2.800 kg) composta por mísseis, bombas e foguetes. Os modelos da FAB ainda contam com sistemas de reabastecimento aéreo, recurso que aumenta o alcance das aeronaves.

Caças F-5M da FAB
A FAB opera o F-5EM, versão modernizada pela Embraer (FAB)

Com a aposentadoria dos Mirage 2000, em 2013, os F-5 assumiram o papel de principal caça de defesa e vigilância aérea do Brasil. Os modelos devem permanecer com esse status até 2021, quando começam a chegar ao País os primeiros caças Gripen NG operacionais.

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Mesmo com a chegada dos Gripen, o F-5 ainda não tem data para se aposentar e deve seguir voando com FAB por mais uma década.