Contagem regressiva: faltam apenas três Boeing 747 novos a serem entregues

Primeira de quatro aeronaves da variante 747-8F foi entregue à Atlas Air, cujo último Jumbo já está na linha de montagem final nos EUA

Boeing 747-8F da Atlas Air
Boeing 747-8F da Atlas Air

Menos de seis meses após a Airbus entregar o último A380 produzido, outro “gigante” está em vias de se despedir da linha de montagem. A Boeing começou a montagem final do último 747 em sua fábrica em Everett, Washington (EUA).

A aeronave em questão é um 747-8F, variante cargueira do “Jumbo”, que faz parte de uma encomenda de quatro unidades pela Atlas Air.

No final de maio, segundo a Aviation & Week, a fabricante instalou a asa esquerda da aeronave, encerrando um processo que ocorria há mais de 50 anos, desde que o primeiro 747 começou a ser produzido.

A partir de agora, a Boeing finalizará sistemas, instalará motores e dará início aos testes que precedem a entrega à Atlas Air, prevista para o final de 2022.

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Durante sua carreira, o Boeing 747 acumulou 1.768 pedidos firmes, dos quais estão pendentes apenas três aeronaves para a Atlas Air já que o primeiro dos quatro 747-8F daa última encomenda foi entregue nesta semana.

A Atlas Air possui 46 Boeing 747 em sua frota, a maior do mundo, mas a maior parte deles é de 747-400 convertidos para carga, nada menos que 41 aviões – com os novos 747-8F ela chegará a um total de oito desses modelos mais eficientes.

A segunda maior operadora da “Rainha dos Céus”, como também é chamado o quadrimotor, é a UPS, companhia cargueira que recebeu seu último 747-8F em 9 de abril.

A UPS é a segunda maior operadora do 747, com 41 jatos, a maioria do 747-8F (UPS)