Em meio a projetos inovadores utilizando propulsão elétrica ou hidrogênio, o SkyCourier é uma aposta segura da Textron Aviation. O turboélice de asa alta, trem fixo e capacidade para até 19 passageiros segue o mesmo conceito do bem sucedido monomotor Cessna Caravan, mas numa escala maior.
A proposta em um projeto mais do que testado – e que inclui os confiáveis motores PT6A – encontrou interessados que vão de pequenas empresas regionais, operadores particulares à gigante FedEx, cliente lançadora do modelo.
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Mas se o SkyCourier, um produto com a marca Cessna, já está em serviço nos Estados Unidos, a Europa ainda é um território desconhecido, onde a aeronave ainda aguarda a certificação pela EASA, a agência de aviação civil da comunidade europeia, esperada para 2025.
![](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2021/03/cessna-skycourier-prototipos.jpg)
Por essa razão, a Textron levou uma aeronave de demonstração para um tour pelo continente em julho.
Segundo o site AIOnline, o turboélice passou 19 dias visitando países como França, Alemanha, Grécia e Reino Unido, última parada antes do retorno aos EUA.
O SkyCourier esteve inclusive em Le Bourget, palco do Paris Air Show, mas pousou no aeroporto francês uma semana após o fim do evento.
A Textron, em vez disso, expôs o turboélice no RIAT 2023, na Inglaterra, um show aéreo de aeronaves militares que tem ganhado um perfil comercial nos últimos anos.
![](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2022/11/SkyCourier_Passenger-960x640.jpg)
Apesar disso, os executivos da Textron Aviation se mostraram bastante otimistas com as prospecções feitas na Europa e citaram a assinatura de acordos de vendas, mas sem revelar clientes ou números.
Versão militar nos planos
Lançado em 2017, o SkyCourier voou pela primeira vez em maio de 2020. A entrega da primeira aeronave de produção ocorreu dois anos depois, para a FedEx, na versão cargueira, capaz de transportar até 6.000 lbs de encomendas.
Até junho, a Cessna havia entregue 15 turboélices, 12 C408F para a FedEx, um para a Bering Air, um para a Kamaka Air e o único SkyCourier para passageiros, para a Western Aircraft, que o opera no Havaí com a marca Lāna’i Air. Esta aeronave, no entanto, estava sem voar desde 24 de junho, segundo o FR24.
![](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2023/05/first-skycourier-pas-960x640.jpg)
No mês passado, a Cessna entregou três aeronaves, mostrando que a cadência de produção ainda está em um nível lento.
Se depender dos planos da Textron, as instalações de Wichita, no Kansas, ficarão bastante ocupadas no futuro. A empresa pretende ampliar a lista de missões do turboélice, incluindo versões militares.
Um dos interessados em operar o SkyCourier como aeronave utilitária é a Força Aérea Brasileira (FAB), que manifestou no começo do ano estudar a adoção do modelo como um provável substituto do EMB-110 Bandeirante, primeira aeronave produzida pela Embraer.