De olho em certificação europeia, Cessna SkyCourier faz tour pelo Velho Continente

Turboélice bimotore já está em serviço nos EUA nas versões de passageiro e carga e espera aprovação da EASA a partir de 2025
Cessna 408 SkyCourier (TA)

Em meio a projetos inovadores utilizando propulsão elétrica ou hidrogênio, o SkyCourier é uma aposta segura da Textron Aviation. O turboélice de asa alta, trem fixo e capacidade para até 19 passageiros segue o mesmo conceito do bem sucedido monomotor Cessna Caravan, mas numa escala maior.

A proposta em um projeto mais do que testado – e que inclui os confiáveis motores PT6A – encontrou interessados que vão de pequenas empresas regionais, operadores particulares à gigante FedEx, cliente lançadora do modelo.

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Mas se o SkyCourier, um produto com a marca Cessna, já está em serviço nos Estados Unidos, a Europa ainda é um território desconhecido, onde a aeronave ainda aguarda a certificação pela EASA, a agência de aviação civil da comunidade europeia, esperada para 2025.

OS três protótipos do Cessna SkyCourier (Textron)

Por essa razão, a Textron levou uma aeronave de demonstração para um tour pelo continente em julho.

Segundo o site AIOnline, o turboélice passou 19 dias visitando países como França, Alemanha, Grécia e Reino Unido, última parada antes do retorno aos EUA.

O SkyCourier esteve inclusive em Le Bourget, palco do Paris Air Show, mas pousou no aeroporto francês uma semana após o fim do evento.

A Textron, em vez disso, expôs o turboélice no RIAT 2023, na Inglaterra, um show aéreo de aeronaves militares que tem ganhado um perfil comercial nos últimos anos.

Interior do SkyCourier (Cessna)

Apesar disso, os executivos da Textron Aviation se mostraram bastante otimistas com as prospecções feitas na Europa e citaram a assinatura de acordos de vendas, mas sem revelar clientes ou números.

Versão militar nos planos

Lançado em 2017, o SkyCourier voou pela primeira vez em maio de 2020. A entrega da primeira aeronave de produção ocorreu dois anos depois, para a FedEx, na versão cargueira, capaz de transportar até 6.000 lbs de encomendas.

Até junho, a Cessna havia entregue 15 turboélices, 12 C408F para a FedEx, um para a Bering Air, um para a Kamaka Air e o único SkyCourier para passageiros, para a Western Aircraft, que o opera no Havaí com a marca Lāna’i Air. Esta aeronave, no entanto, estava sem voar desde 24 de junho, segundo o FR24.

Primeiro Cessna SkyCourier para passageiros (TA)

No mês passado, a Cessna entregou três aeronaves, mostrando que a cadência de produção ainda está em um nível lento.

Se depender dos planos da Textron, as instalações de Wichita, no Kansas, ficarão bastante ocupadas no futuro. A empresa pretende ampliar a lista de missões do turboélice, incluindo versões militares.

Um dos interessados em operar o SkyCourier como aeronave utilitária é a Força Aérea Brasileira (FAB), que manifestou no começo do ano estudar a adoção do modelo como um provável substituto do EMB-110 Bandeirante, primeira aeronave produzida pela Embraer.

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