Dilma conhece em Brasília o Embraer KC-390
Aeronave realizou voo de teste até a capital federal, onde foi apresentado às autoridades


A presidente Dilma Rousseff conheceu nesta terça-feira (5), na Base Aérea de Brasília, o jato militar Embraer KC-390. O modelo será o novo cargueiro reabastecedor da Força Aérea Brasileira (FAB), com entrada em serviço prevista para o final de 2017.
Acompanhada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, pelos gerentes do projeto e do presidente da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, Dilma viu de perto os detalhes da maior aeronave já desenvolvida no Brasil, que esteve na capital federal cumprindo uma das etapas de ensaio em voo e certificação.
“É um avião de carga bem maior, com uma grande capacidade. Sem dúvida nenhuma é algo que deve nos orgulhar, como brasileiros é uma prova de que a engenharia e as empresas brasileiras, juntamente com a indústria de defesa e a política de defesa nacional, são capazes de gerar uma grande vantagem para o país”, avaliou a presidente.
“O avião também vai propiciar para o País divisas em moedas estrangeiras por ser um produto extremamente robusto que tem grande capacidade estratégica. É um feito, sem sombra de dúvidas, da engenharia nacional e da empresa Embraer”, destacou Dilma.

Há pouco mais de um ano, o KC-390 realizou seu voo inaugural e de lá para cá vem sendo testado em ensaios em voo. “Estamos na quarta fase do projeto, rumo à certificação. É importante também a gente ter tido a oportunidade de estar aqui em Brasília, para que as autoridades que são responsáveis pelo programa vejam o resultado desse trabalho que está acontecendo”, explicou o Paulo Gastão, diretor do Programa KC-390 na Embraer.
O KC-390 está sendo projetado para substituir os atuais cargueiros C-130 Hércules e a previsão é que a certificação aconteça no segundo semestre de 2017. “O KC-390 é uma aeronave que vai ser uma marco operacional e doutrinário para a FAB. Nessa fase que nós estamos, vamos partir para o que chamamos de congelamento aerodinâmico, em que testaremos a aeronave em um dos componentes principais, que são os lançamentos reais de carga e pessoal”, afirmou o Gerente do Programa KC-390 na FAB, Coronel Cláudio Evangelista Cardoso.

Além da FAB, que encomendou 30 aeronaves, outros cinco países já assinaram acordos de “intenção de compra” do novo jato brasileiro. São eles Argentina, Colômbia, Chile, Portugal e República Tcheca. Suécia e Itália também já demonstraram interesse pelo avião.
Veja mais: Primeiro caça Gripen NG será apresentado em maio
Fonte: FAB