Em menos de dois meses, LATAM, Gol e Azul receberam 15 jatos novos

Companhias aéreas brasileiras aceleraram renovação das sua frotas com aviões da Boeing, Airbus e Embraer, em movimento que ainda não se encerrou
A LATAM recebeu sete A321neo no primeiro semestre de 2024
A LATAM recebeu sete A321neo no primeiro semestre de 2024 (Airbus)

O viajante que frequentou os aeroportos brasileiros nas últimas semanas pode ter sido brindado com o inconfundível cheiro de avião novo.

Isso porque desde outubro as três maiores companhias aéreas do país voltaram a receber aeronaves de fábrica em grande quantidade.

Após um período de contenção por conta da pandemia do Covid-19 e também de problemas na produção, Boeing, Airbus e Embraer enviaram um total de 15 jatos para as empresas brasileiras em pouco menos de dois meses.

A Azul, por exemplo, tem recebido novos aviões em um ritmo constante, tendo incorporado dez unidades em 2023, incluindo dois turboélices ATR 72-600 e três A320neo, o mais recente deles nesta semana (matrícula PR-YSP).

O E195-E2 de matrícula PS-AEQ foi recebido em novembro (Azorra)

Mas foi o E195-E2, da Embraer, que mais teve aeronaves entregues, com cinco unidades. Duas delas, o PS-AEQ e o PS-AER, foram recebidas num intervalo de apenas três semanas. E outro jato, PS-AES, deverá ser entregue ainda em 2023.

A Gol, que esperava contar com 15 Boeing 737 MAX 8 novos em 2023, tinha recebido apenas um avião até agosto. A fabricante dos EUA, no entanto, despachou três 737-8 entre 14 e 30 de novembro, compensando um pouco o atraso na sua programação.

A Boeing tem ainda outros cinco 737 em vias de serem finalizados e entregues para a empresa brasileira em breve.

Enxurrada de Airbus na LATAM

A LATAM Brasil, entretanto, é a empresa que mais expandiu sua frota com jatos novos, todos eles fornecidos pela Airbus.

Desde junho, nada menos que 14 aviões da família A320neo foram incorporados pela companhia aérea apenas no Brasil, incluindo os primeiros A321neo.

Desses, dez aviões foram enviados a partir do final de setembro. Além de três A320neo, sete A321neo com 224 assentos foram entregues pela Airbus em um ritmo frenético.

Data de entrega Modelo Cia. Aérea Matrícula
25/10/2023 A320neo LATAM PR-XBP
30/10/2023 A321neo LATAM PS-LBA
04/11/2023 737 MAX 8 Gol PS-GRA
10/11/2023 E195-E2 Azul PS-AEQ
20/11/2023 A321neo LATAM PS-LBF
21/11/2023 A321neo LATAM PS-LBC
22/11/2023 737 MAX 8 Gol PS-GRC
24/11/2023 A320neo LATAM PR-XBR
27/11/2023 A321neo LATAM PS-LBE
29/11/2023 A321neo LATAM PS-LBG
30/11/2023 737 MAX 8 Gol PR-XMY
01/12/2023 E195-E2 Azul PS-AER
02/12/2023 A320neo LATAM PR-XBQ
05/12/2023 A321neo LATAM PS-LBI
12/12/2023 A320neo Azul PR-YSP

Fonte: Planespotters

Para se ter uma ideia, a LATAM recebeu quatro deles em um intervalo de uma semana. Outros cinco A321neo estão na reta final para serem recebidos nos próximos meses.

Boeing 737 MAX 8 - Gol
A Gol recebeu três 737 MAX 8 da Boeing em novembro (Gol)

A renovação e expansão da frota de aeronaves é uma boa notícia para o país em vários sentidos. Além do aumento da oferta, essas aeronaves são mais eficientes, consumindo menos combustível e, de quebra emitindo menos poluentes.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Ou seja, não são apenas os passageiros que desfrutam do interior com cheirinho de novo. Também quem está no chão se beneficia de um ar um pouco menos poluído.

 

 

Total
0
Shares
Previous Post

Reino Unido, Itália e Japão assinam tratado para desenvolver caça de 6ª geração

Next Post

Azul terá mais quatro Airbus A330-900 para padronizar frota de longo alcance

Related Posts
Total
0
Share