Em nova derrota da Boeing, KLM escolhe a família A320neo para renovar sua frota
Companhia aérea assinou contrata para 100 pedidos firmes e mais 60 opções que serão entregues a partir do segundo semestre de 2023

Poucas horas após a Qantas anunciar a intenção de fechar um grande acordo com a Airbus, a KLM revelou ter escolhido a família A320neo para renovar sua frota de curta distância assim como da subsidiária low-cost Transavia.
A companhia aérea holandesa assinou um Memorando de Entendimento com a fabricante europeia para um pedido firme de 100 jatos A320neo e A321neo (ainda sem detalhar quantidades específicas) além de 60 opções de compra.
As primeiras aeronaves serão entregues a partir do segundo semestre de 2023 e substituirão os Boeing 737-800 NG atualmente em serviço.
“A renovação da frota é um novo passo importante para a KLM em alcançar nossos objetivos em termos de sustentabilidade, experiência do cliente, conforto e eficiência. Estas novas aeronaves nos permitirão reduzir substancialmente as emissões de CO2 e os níveis de ruído. Investindo continuamente em nosso produto, podemos melhorar nossa eficiência e experiência do cliente”, disse o CEO da KLM Pieter Elbers.

A KLM já havia iniciado a renovação da sua frota por aeronaves mais econômicas ao fechar um contrato de leasing de 35 Embraer E195-E2 para sua subsidiária Cityhopper.
Com os aviões da família A320neo, a empresa aérea também reforçará a frota da Transavia, low-cost que atua na Holanda e na França.
Tanto no caso da Qantas quanto da KLM/Transavia, os A320neo e A321neo ocuparão o lugar de aviões da Boeing, até então clientes bastante tradicionais da fabricante dos EUA.
Embora tenha uma carteira de pedidos respeitável do 737 MAX, a Boeing tem sofrido muitas derrotas em concorrências, sobretudo por conta do A321neo, uma aeronave cujo desempenho não tem similar no portfólio da empresa norte-americana.
