Embraer anuncia Phenom 100 com “upgrades”

Nova versão Phenom 100 EV contém evoluções que melhoram o desempenho da aeronave em condições de alta temperatura e aeroportos elevados
O Phenom 100 EV chega ao mercado no primeiro semestre de 2017 (Embraer)
O Phenom 100 EV chega ao mercado no primeiro semestre de 2017 (Embraer)
O Phenom 100 EV chega ao mercado no primeiro semestre de 2017 (Embraer)
O novo modelo Phenom 100 EV chega ao mercado no primeiro semestre de 2017 (Embraer)

A Embraer Aviação Executiva anunciou nessa quarta-feira (27) o lançamento do Phenom 100 EV, na feira de aviação EAA AirVenture, em Oshkosh, nos Estados Unidos. Segundo a fabricante brasileira, a aeronave recebeu novo sistema de aviônicos (comandos de voo) e motores modificados para desenvolver mais velocidade com eficiência superior em condições de alta temperatura e em aeroportos elevados.

O Phenom 100 com “upgrade” já tem dois compradores: a academia de pilotos da companhia Emirates Airlines (Emirates Flight Training Academy) e a Across, empresa de táxi-aéreo executivo do México, baseada no Aeroporto Internacional de Toluca, a 2.580 metros acima do nível e que vai se beneficiar da performance do jato otimizada para essa situação.

“O Phenom 100 revolucionou o segmento de jatos leves quando definiu novos padrões de conforto, desempenho e custo operacional”, disse Marco Tulio Pellegrini, presidente da Embraer Aviação Executiva. “O novo Phenom 100 EV terá ainda mais desempenho e capacidade operacional, preservando os baixos custos de operação e manutenção.”

Phenom “alpinista”

Quanto maior a altitude, menor é a densidade do ar ambiente. Quando um avião decola ou pousa em um local alto, as condições de aceleração e controle da aeronave mudam em relação quando realizadas em média altitude ou ao nível do mar.

O Phenom 100 EV é otimizado para operar com maior eficiência em regiões quentes e elevadas (Embraer)
O Phenom 100 EV é otimizado para operar com maior eficiência em regiões quentes e elevadas (Embraer)

O Phenom 100 EV tem motores Pratt & Whitney Canada (modelo PW617F1-E) com 1.730 libras de empuxo, permitindo voar a velocidade de cruzeiro de 730 km/h e com até 15% mais empuxo em regiões com altas temperaturas e aeroportos localizados em grandes altitudes. Com essa modificação, a aeronave ganha em autonomia e velocidade de subida.

Segundo a Embraer, a nova versão do Phenom tem alcance de 2.182 km, com quatro passageiros e reservas de combustível.

A cabine do novo Phenom 100 EV possui telas maiores (Embraer)
Que painel é esse! A cabine de comando do Phenom 100 EV ganhou telas maiores (Embraer)

Na cabine de comando a novidade são os monitores de alta resolução ampliados, com telas que podem ser divididas com diferentes funções. Ainda de acordo com a fabricante, o Phenom 100 EV também possui um novo radar meteorológico. A aeronave chega ao mercado a partir do primeiro semestre de 2017.

Veja mais: Boeing 737 MAX completa testes em grandes altitudes

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