Embraer anuncia Phenom 100 com “upgrades”

Nova versão Phenom 100 EV contém evoluções que melhoram o desempenho da aeronave em condições de alta temperatura e aeroportos elevados
O Phenom 100 EV chega ao mercado no primeiro semestre de 2017 (Embraer)
O Phenom 100 EV chega ao mercado no primeiro semestre de 2017 (Embraer)
O Phenom 100 EV chega ao mercado no primeiro semestre de 2017 (Embraer)
O novo modelo Phenom 100 EV chega ao mercado no primeiro semestre de 2017 (Embraer)

A Embraer Aviação Executiva anunciou nessa quarta-feira (27) o lançamento do Phenom 100 EV, na feira de aviação EAA AirVenture, em Oshkosh, nos Estados Unidos. Segundo a fabricante brasileira, a aeronave recebeu novo sistema de aviônicos (comandos de voo) e motores modificados para desenvolver mais velocidade com eficiência superior em condições de alta temperatura e em aeroportos elevados.

O Phenom 100 com “upgrade” já tem dois compradores: a academia de pilotos da companhia Emirates Airlines (Emirates Flight Training Academy) e a Across, empresa de táxi-aéreo executivo do México, baseada no Aeroporto Internacional de Toluca, a 2.580 metros acima do nível e que vai se beneficiar da performance do jato otimizada para essa situação.

“O Phenom 100 revolucionou o segmento de jatos leves quando definiu novos padrões de conforto, desempenho e custo operacional”, disse Marco Tulio Pellegrini, presidente da Embraer Aviação Executiva. “O novo Phenom 100 EV terá ainda mais desempenho e capacidade operacional, preservando os baixos custos de operação e manutenção.”

Phenom “alpinista”

Quanto maior a altitude, menor é a densidade do ar ambiente. Quando um avião decola ou pousa em um local alto, as condições de aceleração e controle da aeronave mudam em relação quando realizadas em média altitude ou ao nível do mar.

O Phenom 100 EV é otimizado para operar com maior eficiência em regiões quentes e elevadas (Embraer)
O Phenom 100 EV é otimizado para operar com maior eficiência em regiões quentes e elevadas (Embraer)

O Phenom 100 EV tem motores Pratt & Whitney Canada (modelo PW617F1-E) com 1.730 libras de empuxo, permitindo voar a velocidade de cruzeiro de 730 km/h e com até 15% mais empuxo em regiões com altas temperaturas e aeroportos localizados em grandes altitudes. Com essa modificação, a aeronave ganha em autonomia e velocidade de subida.

Segundo a Embraer, a nova versão do Phenom tem alcance de 2.182 km, com quatro passageiros e reservas de combustível.

A cabine do novo Phenom 100 EV possui telas maiores (Embraer)
Que painel é esse! A cabine de comando do Phenom 100 EV ganhou telas maiores (Embraer)

Na cabine de comando a novidade são os monitores de alta resolução ampliados, com telas que podem ser divididas com diferentes funções. Ainda de acordo com a fabricante, o Phenom 100 EV também possui um novo radar meteorológico. A aeronave chega ao mercado a partir do primeiro semestre de 2017.

Veja mais: Boeing 737 MAX completa testes em grandes altitudes

Previous Post
Muitos países ainda operam aeronaves desenvolvidas na década de 1950 (Divulgação)

Os caças do terceiro mundo

Next Post
Os EUA planejam renovar a frota de helicópteros de transporte presidencial até 2023 (Sikorsky Aircraft)

EUA aprovam projeto de novo helicóptero presidencial

Related Posts