Embraer confirma pedido firme de seis E195-E2 para a SalamAir

Aeronave de nova geração também passou por Jordânia e Turquia, onde obteve assinou um acordo com a Royal Jordanian Airlines
A SalamAir receberá seis E195-E2 a partir do final de 2023 (Embraer)

Quase uma semana depois do evento de assinatura, a Embraer enfim se manifestou a respeito do acordo celebrado com a SalamAir, empresa aérea de baixo custo do Omã. Nesta quinta-feira, 6, a fabricante brasileira revelou que o negócio já está sacramentado e inclui seis pedidos firmes do E195-E2, maior versão da família E2.

Além disso, a SalamAir tem ainda seis opções de compra em aberto. O negócio é avaliado em quase US$ 1 bilhão a preço de lista e reforçará a carteira de pedidos da Embraer já nos dados do terceiro trimestre, que serão revelados em novembro.

As aeronaves E195-E2 da SalamAir serão configuradas com 135 assentos, um a menos que o usado pela Azul, outra cliente do modelo. As entregas terão início dentro de um ano apenas, ou seja, no final de 2023.

Curiosamente, os jatos E2 irão complementar uma frota de aeronaves Airbus da família A320neo. Apesar de ser cliente da fabricante europeia, a SalamAir optou por diversificar sua frota em vez de optar pelo A220.

“É ótimo estar crescendo no Oriente Médio, uma região que normalmente concentra viagens de longa distância. Para a Embraer, também é importante ver uma companhia aérea de baixo custo e pioneira como a SalamAir reconhecer o valor que os E-Jets entregam às empresas aéreas deste segmento, complementando as aeronaves narrowbody maiores para viabilizar e expandir as malhas aéreas”, disse Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

Interior do avião de demonstração PR-ZIQ (Ricardo Meier)

Visita à Jordânia e Turquia

A Embraer levou o E195-E2 de demonstração, de matrícula PR-ZIQ, para o Omã no final do mês passado. A empresa realizou voou com convidados e a imprensa a bordo da aeronave, que dispõe de um layout de assentos variado, com espaço entre as fileiras diferente.

De Muscate, capital do Omã, o E195-E2 partiou para a Jordânia, onde permaneceu até esta quarta-feira realizando voos nas cidades de Amã e Aqaba. No país a Embraer tem como cliente a Royal Jordanian Airlines, que opera quatro E-Jets de primeira geração e que anunciou um Memorando de Entendimento para receber 10 jatos E190-E2 e E195-2.

De Amã, o E195-E2 partiu nesta quinta-feira para Istambul, na Turquia, onde participa do Istambul Air Show.

A Royal Jordanian tem dois E175 e dos E195 (Anna Zvereva)

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  1. Marcelo, pode ser que a fabricante francesa, quer dizer, do consórcio europeu, não participou da concorrência aberta pela companhia jordaniana, rsrsrsrsrs.!!!
    Brincadeiras à parte, é um ótimo sinal para um aumento de encomendas futuras dos E2.

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