Embraer E190-E2 pousa na fábrica da Airbus em Toulouse

Jato E190-E2 pousando em Toulouse; ao fundo, um cargueiro Beluga da Airbus (Reprodução/Aviation Toulouse)

O jato de testes E190-E2 “Ozires Silva” da Embraer foi flagrado nesta quinta-feira (24) na fábrica da Airbus em Toulouse, na França. Imagens da aeronave em “território inimigo” foram divulgadas no Twitter pelo perfil Aviation Toulouse.

Segundo dados do FlightRadar24, o avião deixou a sede da Embraer em São José dos Campos (SP) na quarta-feira (23) a noite e seguiu para Natal (RN). De lá, o jato atravessou o Oceano Atlântico rumo à Toulouse, em um voo direto que durou 8 horas.

A aeronave viajou até a França para realizar testes com inspetores da EASA, a agência de aviação civil da Europa. A Embraer ainda não divulgou quais são essas provas e objetivo delas.

Os novos jatos da linha E2 da Embraer já estão em serviço com quatro companhias aéreas europeias. As empresas Air Astana (do Cazaquistão), Helvetic Airways (Suíça) e Widerøe (Noruega) voam com o E190-E2, enquanto a Binter Canarias (Espanha) opera o E195-E2.

O próximo cliente da fabricante brasileira no Velho Continente será a holandesa KLM Cityhopper, que no final de 2019 fez um pedido firme por 21 jatos (E195-E2) e opções de compra para mais 14.

Outras empresas que encomendaram o E2 são a Air Kiribati (Kiribati), Air Peace (Nigéria), Congo Airways (República Democrática do Congo) e a brasileira Azul, que já opera quatro jatos. Os novos jatos da Embraer também foram comprados pelas empresas de leasing ICBC, AerCap e AirCastle.

Veja mais: Último caça AF-1 modernizado da Marinha decola na sede da Embraer