Escola de pilotos da Etihad recebe primeiro Phenom

Academia de pilotos da companhia árabe assinou contrato para adquirir quatro jatos da Embraer
Avião-escola: o Phenom 100E possui as mesmas tecnologias de grandes jatos, o que facilita a transição dos 'cadetes' (Embraer)
Avião-escola: o Phenom 100E possui as mesmas tecnologias de grandes jatos, o que facilita a transição dos ‘cadetes’ (Embraer)
Avião-escola: o Phenom 100E possui as mesmas tecnologias de grandes jatos, o que facilita a transição dos 'cadetes' (Embraer)
Avião-escola: o Phenom 100E tecnologias de grandes jatos, o que facilita a transição dos ‘cadetes’ (Embraer)

A Embraer Aviação Executiva entregou o primeiro Phenom 100E para a Etihad Flight College, a escola de pilotos da companhia Etihad Airways, dos Emirados Árabes Unidos. A aeronave chegou ontem à cidade de Al Ain, sede da academia de treinamento da empresa.

“Desenvolvido para alta utilização, com um cockpit de fácil manuseio e excelentes características de voo, o Phenom 100E tem sido considerado a melhor escolha por companhias aéreas para preparação de seus pilotos para operação de jatos multimotor,” disse Marco Tulio Pellegrini, Presidente & CEO da Embraer Aviação Executiva. “É uma satisfação iniciar as entregas de Phenom 100E para a Etihad Flight College, que será a primeira escola de aviação a utilizar a aeronave na fase inicial de treinamento.”

Embraer e Etihad Flight College anunciaram um contrato para quatro Phenom 100E em junho de 2015. Uma segunda aeronave está prevista para chegar à sede da academia no fim deste mês. Os outros dois jatos, segundo a fabricante brasileira, serão entregues no início de 2017.

“A tecnologia, desempenho e confiabilidade similares aos aviões comerciais fazem do Phenom 100E a aeronave ideal para treinamento inicial de preparação dos nossos estudantes para operação em rotas”, disse Philip Chandler, gerente-geral do Etihad Flight College.

Mais pedidos!

A Embraer conta atualmente com mais de 20 pedidos jatos Phenom 100E com propósito de treinamento de pilotos. Recentemente, o modelo foi selecionado para realizar o treinamento dos pilotos das forças armadas do Reino Unido. O contrato assinado com a Affinity Flight Training Services prevê a aquisição de cinco aeronaves para o programa Military Flight Training System (MFTS), do Ministério da Defesa do Reino Unido.

A aeronave da Embraer também é utilizada em escolas de voo e instruções nos Estados Unidos, Finlândia e Austrália. De acordo com a fabricante, uma frota de mais de 330 jatos executivos Phenom 100 está em operação em todo o mundo.

O Phenom 100E, menor jato executivo da Embraer, leva até sete passageiros (Embraer)
O Phenom 100E, menor jato executivo da Embraer, leva até sete passageiros (Embraer)

Jatinho com tecnologia de jatão

Segundo dados da Embraer, o Phenom 100E tem alcance de 2.182 km e alcança a velocidade máxima de 720 km/h. A aeronave é impulsionada por dois motores Pratt & Whitney Canada PW617F-E com 1.695 libras de empuxo cada. O grande diferencial da aeronave é a filosofia de cockpit similar aos dos aviões comerciais.

A cabine do Phenom possui alguns dos equipamentos mais avançados da aviação (Embraer)
A cabine do Phenom possui alguns dos equipamentos mais avançados da aviação (Embraer)

O jato executivo da Embraer ainda é homologado para ser comando por apenas um piloto. O Phenom 100E pode transportar até sete passageiros, enquanto a versão “300”, ligeiramente maior, leva oito ocupantes e por maiores distâncias: o Phenom 300 tem alcance de 3.100 km.

Veja mais: Executivo “popular”, primeiro jato da Cirrus estreia neste mês

Previous Post
Concepção artística da patente registrada pela Boeing. Será que funciona? (Patent Yogi)

Boeing quer construir avião solar que voa durante anos

Next Post
A Flyways possui apenas duas aeronaves em sua frota, ambos ATR 72 (Flyways)

Flyways é intimada a devolver aeronave

Related Posts