Embraer KC-390 alcança Capacidade Inicial de Operação

Novo estágio do projeto assegura as condições mínimas para o início das operações da aeronave
O KC-390 pode transportar até 26 toneladas de carga, capacidade que supera a do C-130 Hercules (FAB)
O KC-390 pode transportar até 26 toneladas de carga, capacidade que supera a do C-130 Hercules (FAB)
O KC-390 pode transportar até 26 toneladas de carga, capacidade que supera a do C-130 Hercules (FAB)
O KC-390 foi encomendado pela FAB para substituir os antigos cargueiros turbo-hélice C-130 Hercules (FAB)

O novo jato de transporte militar e reabastecimento KC-390 completou um marco fundamental nesta quarta-feira (20), com a demonstração pela Embraer à Força Aérea Brasileira (FAB) do atingimento da Capacidade Inicial de Operação (Initial Operational Capability – IOC).

Como explica a fabricante, o IOC assegura as condições mínimas necessárias para o início das operações com aeronave, de acordo com o escopo de missões acordado com a FAB. Ainda como parte do mesmo processo, a Embraer obteve um Certificado de Tipo Provisório do KC-390 junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), atestando a adequação do projeto aos requisitos de homologação de aeronaves da categoria de transporte.

“É com grande satisfação que anunciamos o atingimento deste marco importante para o Programa KC-390”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A campanha de certificação tem avançado conforme o planejado e os testes realizados tiveram grande sucesso, comprovando a maturidade da aeronave e confirmando o desempenho e as capacidades previstas”.

Segundo a Embraer, até o presente momento, a campanha de testes do KC-390 acumula mais de 1.500 horas de voo nos dois protótipos e mais de 40.000 horas de ensaios em laboratório dos diversos sistemas da aeronave. A fabricante também adiantou que a campanha de avaliações sobre componentes estruturais do jato se aproxima do fim, restando apenas o ensaio de fadiga em corpo de prova em escala real.

Ao longo de 2018, estão previstos a emissão do Certificado de Tipo final pela ANAC, bem como a realização de ensaios em voo de diversas funcionalidades militares, incluindo testes remanescentes de reabastecimento aéreo, lançamento de cargas e outros, para o projeto alcançar a Capacidade Final de Operação (Final Operational Capability – FOC), a certificação militar final da aeronave.

O KC-390 é projetado para transportar até 26 toneladas de carga, capacidade superior a do Hercules (FAB)
O KC-390 é projetado para transportar até 26 toneladas de carga, capacidade superior a do Hercules (FAB)

A entrega do primeiro KC-390 de série à FAB está programada para acontecer no segundo semestre de 2018. Ao todo, a Aeronáutica vai receber 28 exemplares do novo cargueiro da Embraer ao longo de 12 anos.

Outro cliente próximo de comprar o novo avião brasileiro é a força aérea de Portugal, que planeja assinar um contrato para cinco pedidos firmes e opção para aquisição de mais uma unidade. As entregas dessa encomenda começam a partir de 2021.

Veja mais: Primeiros KC-390 formarão a nova Ala 11 da FAB

Total
0
Shares
48 comments
  1. São feitos como este que nos deixam cheios de orgulho.
    O Avião é simplesmente lindo, muito lindo perto daquele brucutu do Hércules.

  2. A Embraer é uma empresa nacional de alta tecnologia. Uma empresa orgulho do Brasil. Parabéns a todos que engrandecem a empresa e o País.

  3. Cabeças de bacalhau voadoras. A gente só vê isso em fotos. A única vez que eu vi um avião da FAB em voo foi um Xavante, na década de 70.

  4. O povo brasileiro só precisa de mais educação para reconhecer a nossa potência. Pena que muitos já nascem com “tapume” em seus cérebros devido a má influência causada por alguns veículos de comunicação. Nosso Brasil é valioso mas o povo não sabe valorizar nossa terra e nossos tesouros, esses: tecnologia, garra, minérios, agricultura e por ai vai, pois preferem imitar os estrangeiros e seus lixos em quase tudo achando que é muito legal e da moda e assim passam a vida toda “cegos”. Parabéns Embraer, Parabéns Brasil.

  5. Excelente !!! ainda bem que a praga da ESQUERDA IMUNDA e o PT não conseguiram colocar as mãos nela, foi privatizada bem antes
    Vejam o q PT fez com a Petrobras!

  6. EMBRAER ORGULHO NACIONAL

    Capacidade total de fabricar os caças mas tinham que arrumar um jeito de meterem a mão em nosso dinheiro e compraram os caças fora do Brasil

  7. De hoje em diante vou boicotar todos os anunciantes em anúncios que invadem a tela enquanto estou tentando ler uma notícia, ou qualquer matéria do meu interesse. Está se tornando impossível, ter concentração para leitura, com tantas tarefas que somos obrigados a cumprir, clicando em janelas que se movem pra cima e pra baixo a todo momento, Isso não é propaganda, mas um desrespeito enorme contra o leitor.

  8. Tinhamos o mesmo orgulho das nossas construtoras, mas diferente da Embraer lá faltou seriedade no comando.

  9. Acho legal este projeto americano, que vem aqui em terras tupiniquins ser montado, para receber incentivos fiscais, tornando mais lucrativos para os americanos.

  10. Parabéns à Embraer.
    Se ainda tivesse estatizada, e na mão dos PeTebas estaria cheia de aspones corruptos e incomPeTentes. Ainda estaria fabricando meia dúzia de bandeirantes por mês e mergulhada em dívidas como a Petrobras.

  11. A Embraer foi privatizada em 1994, de lá para cá só cresce, não há escândalos de corrupção e gera riqueza e empregos. Imagino o que faria a Petrobras administrada por pessoas como os responsáveis pela Embraer e não por vassalos a serviço de governantes corruptos. Quase uma utopia!

  12. Que coisa linda, que orgulho. Esse é o Brasil que dá certo e precisa ser mais divulgado para dar alto estima para o povo brasileiro. O Brasil é grande e cheio de possibilidades para se desenvolver, o que precisa acabar é o pessimismo excessivo,muitas vezes explorado pelo sensacionalismo da imprensa, e tirar do poder políticos não comprometidos com o desenvolvimento do país.

  13. grande …… Embraer nao faz nada , MONTA PEÇAS e taca a marca deles… Assim como a MULTILASER faz com produtos chineses , apenas taca a MARCA deles. Brasil não consegue fazer nem GURGEL mais , muita pagação pra pouca coisa. Sabe como é coisa de brasileiro.

  14. Isso é a prova do potencial do Brasil, que precisa acordar, tirando os corruptos do caminho, e levantando verdadeiros Brasileiros que se preocupam com o bem estar da Nação e crescimento do Brasil.

  15. FRANCISCO ANTONIO DE CARVALHO
    Amigão…a EMBRAER não é nacional. Ela foi privatizada e se tornou S.A. com capital majoritariamente estrangeiro.

  16. Prezados, por favor não elogiem a EMBRAER, por favor não façam isso, pois podemos despertar a atenção dos “nossos políticos” que podem de uma forma ou outra se interessar por esta empresa, para “melhora-la” e com isso acabar com ela, assim como foi feito com a PETROBRAS que até pouco tempo era também um orgulho nacional

  17. Esse é o resultado de uma empresa gerida por profissionais gabaritados e competentes, ao contrário das nossas estatais, geridas por políticos incompetentes e corruptos, além do famigerado cabide de empregos.

  18. Gente inocente, a Embraer só faz a carcaça. Todo tecnologia (softwares) por trás do avião é de origem americana.

  19. Ficaria feliz caso fosse jato comercial, assistencial, de resgate, auxílio humanitário… Qualquer coisa que envolva guerra ou insumos que fomentem ou de qualquer forma tenham a ver com “combate e violência” acabam somatizando coisas ruins, quer seja para empresa quer seja para quem trabalhou no projeto ou teve algo a ver com ele. Que a Embraer possa se voltar para aeronaves de uso civil, pacífico e de pesquisa.

  20. Sim.A Embraer se tornou a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo!!!Alta tecnologia e engenharia complexa com aprimoramentos de seus colaboradores a todo momento.Graças a privatização nos anos 90.Já trabalhei lá e sei como essa empresa é seríssima!Tem três unidades e onde estão instaladas há alta arrecadação de divisas e prosperidade local e regional.

  21. Tudo muito bonito, mas o Brasil entra apenas com o projeto aerodinâmico e outros projetos intrínsecos necessário, mas aproximadamente 100% dos materiais e equipamentos (turbinas, radares, aviônicos, tudo) são importados. Só para registrar.

  22. Fantástico ! Sou um apaixonado pela aviação e pela Embraer.A privatização da empresa foi uma mola propulsora que a levou a alcançar um nivel de padrão internacional. Entendo que somente o liberalismo nos levará a excelencia, é inaceitavel o governo brasileiro possuir 150 empresas (autarquias, bancos, frigorifico (friboi), institutos etc) e queimar nosso dinheiro com uma péssima gestão e de padrões anacronicos. Pensamos que somos capitalista, porém a bem da verdade estamos mais para socialistas. Acorda povo brasileiro ! Não podemos mais admitir um governo centralizador com muito poder que arrecada trilhôes e distribui miséria!

  23. Parabens aos engenheiros, operarios e gestores da EMBRAER. Somo um Pais multiracial, multicultural, multi tudo. Temos Anita , mas também para nossa alegria, temos EMBRAER E PETROBRAS, esta rica pelo quadro de técnico reconhecido mundialmente

  24. Seu Dunha você fez um comentário que não retrata a realidade. Um projeto de avião é coisa que talvez fuja à sua capacidade de compreensão. Não é isso que você colocou.

  25. Quem disse que a tecnologia não é Brasileira falou besteira. Assim como o projeto, cálculos, ensaios tudo é tecnologia Brasileira, as peças não são fabricadas mais aqui, mas ela são desenvolvidas aqui , acontece que esse país perde em competitividade no setor metal mecânico por isso são fabricadas na Europa e não nos EUA como um leigo escreveu aqui. Sou engenheiro mecânico formado em instituto Federal e eu digo que o Brasil não merece os engenheiros que tem, melhor abandonar isso aqui mesmo.

  26. Nada como competência, gestão e pessoal qualificado. Se estivesse na mão do estado seria mais uma telebras, Correios, etc. Parabéns a Embraer.

  27. Henrique!
    o Fundo de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), tem a maior participação acionária na Embraer e somado com a participação do BNDESPar (braço de participações em empresas do BNDES) chega a quase 20%. Depois do Previ com 14,2%, o Janus Capital Group aparece como o segundo maior acionista da fabricante brasileira de aviões, com 10,5%, seguida pelo grupo Bozano, com 10,4%. O Oppenheimer Funds detém outros 6,2%, enquanto do Thornburg Investment tem 5,2%, o BNDESPar 5,2%, o governo brasileiro com 0,3%, por meio de uma Golden Share (Que dá direito interferir em qualquer questão operacional). O restante das ações está espalhada entre investidores menores.

  28. Parabéns a Embraer! Uma das pouquíssimas empresas não contaminadas pela corrupção que sempre assolou o país, e que deixa clara mais uma vez, a capacidade e criatividade ímpar do povo brasileiro, quando se investe com seriedade.

  29. Orgulho de ser Brasileiro. Somos capazes! O brasileiro precisa deixar de se considerar povo de segunda classe. Quando se der conta de que é um povo capaz de grandes feitos não haverá quem o segure, inclusive esse bando de malfeitores que nos governa (também conhecidos como políticos), pois serão enxotados da vida pública aqueles que não trabalharem pelo progresso do país e honrarem o salário que lhes pagamos.

  30. Estatiza a empresa e eleja um petista.

    Em dois anos a empresa estará com o triplo de funcionários e não conseguirá produzir nem um teco teco.

    Acha que estou exagerando?

    Veja o exemplo do estaleiro que produziu o navio petroleiro João Cândido que teve sérios problemas na primeira viagem e a estatal do trem bala que, pelo jeito, só pode ser invisível.

  31. O governo brasileiro investiu R$ 12,1 bilhões no projeto, dos quais R$ 4,9 bilhões para o desenvolvimento da aeronave e R$ 7,2 bilhões para a aquisição de 28 unidades para a Força Aérea Brasileira. A Embraer( goldem share ) assim como a Petrobras são parte da politica industrial e econômica do Pais. A Embraer pelo organização acionaria ficou livre não dos petistas mas dos empresários e políticos nacionais majoritariamente da direita como pode ser comprovado na mídia pós lava jato que infestam todas atividades produtivas neste pais . E juntos com Lawfare tentam colocar a culpa nos governos lula e dilma que mais investiram para o desenvolvimento republicano da tecnologia nacional , elevando o pib de 1,5 tri em 2002 para 4,8 tri em 2015 além de deixar 370 us$ de poupança externa e elevando o pais a 7 economia do mundo . A crise instalada foi ciada pelo elite financeira internacional para estancar nosso desenvolvimento tecnológico e nos manter sob controle ocupando mercados permitidos e mandando divisas para o exterior . Resumo do opera : os nossos capitalistas são bem piores do que os da maioria dos países capitalistas do mundo infeliz,mente . Vendem a empresa e a pátria por 30 dinheiros para virar representantes de grupos internacionais e ter BMW e ap em paris ou miami. O Pais , ora para eles é um abstração sem importância pratica .

  32. O avião é fantástico e a Embraer está de parabéns, mas não posso deixar de comentar o fato de ser um avião a jato que vai trabalhar em áreas onde muitas vezes não há pistas de pouso e decolagem asfaltadas. Muitas vezes esses aviões que vão parar nas mãos das forças armadas têm que trabalhar em áreas de pistas de terra ou gelo e aviões a jato não são muito indicados para essas missões.

  33. Vamos privatizar tudo que se refere á produzir,hoje a Embraer é uma empresa enxuta e está dando certo.
    Temos que tirar tudo que estes políticos corruptos possam alcançar (Estado ).

  34. Sou brasieliro, paulistano e adoro ter brasilidade, amar o meu pais.
    Logo, fico enojado quando uma presidente sem estrutura de riqueaa, sem programção efetiva de governo ao povo, negocia aviões estrangeiros pagando um afotrtuna com o dinheiro do povo. Comprou 36 aviões suecos e o quantum que ganharam com superfaturamente, isso está em investigçaão pela PF.
    O que é nojento é um governo diz ser democrata não dá apoio a sua industira bélica e nem em geral.
    A EMBRAER É A 5ª EMPRESA DE AVIÕES DO MUNDO.
    E ELA NEM FOI COGITADA EM ATENDER O GOVErNO NA ÁREA DA MaRINHA, EXÉRCItO E AERONÁUTICA. QUE VERGONHA QUE INDECÊNCIA.são os BOÇAIS que criam ÓDIO EM NÃO TER BRASILIDADE.
    eo mais importane a embraer atende o mercado internacional comprestigio inigualável.
    esta governo anati-brasil……….

  35. Meus amigos vocês precisam se informar mais. O governo do Brasil é um lixo mesmo, mas foi uma boa comprar os caças Suecos porque além dos caças vai ter troca de tecnologia, o Brasil na verdade comprou tecnologia, quem sabe no futuro a EMBRAER não comece a fazer caças também.

  36. A maioria aqui não sabe o que o que é composição acionária, a Embraer e controlada por holdings estrangeiras, portanto não é meus uma empresa nacional restando somente a origem brasileira.

Comments are closed.

Previous Post
O jato chinês COMAC C919 voou pela primeira vez em maio de 2017 (Xinhua)

COMAC testa segundo protótipo do C919

Next Post
(Divulgação)

Livro publicado no exterior conta a história do Embraer Tucano

Related Posts
Total
0
Share