Embraer KC-390 alcança Capacidade Inicial de Operação

Novo estágio do projeto assegura as condições mínimas para o início das operações da aeronave
O KC-390 pode transportar até 26 toneladas de carga, capacidade que supera a do C-130 Hercules (FAB)
O KC-390 pode transportar até 26 toneladas de carga, capacidade que supera a do C-130 Hercules (FAB)
O KC-390 pode transportar até 26 toneladas de carga, capacidade que supera a do C-130 Hercules (FAB)
O KC-390 foi encomendado pela FAB para substituir os antigos cargueiros turbo-hélice C-130 Hercules (FAB)

O novo jato de transporte militar e reabastecimento KC-390 completou um marco fundamental nesta quarta-feira (20), com a demonstração pela Embraer à Força Aérea Brasileira (FAB) do atingimento da Capacidade Inicial de Operação (Initial Operational Capability – IOC).

Como explica a fabricante, o IOC assegura as condições mínimas necessárias para o início das operações com aeronave, de acordo com o escopo de missões acordado com a FAB. Ainda como parte do mesmo processo, a Embraer obteve um Certificado de Tipo Provisório do KC-390 junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), atestando a adequação do projeto aos requisitos de homologação de aeronaves da categoria de transporte.

“É com grande satisfação que anunciamos o atingimento deste marco importante para o Programa KC-390”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A campanha de certificação tem avançado conforme o planejado e os testes realizados tiveram grande sucesso, comprovando a maturidade da aeronave e confirmando o desempenho e as capacidades previstas”.

Segundo a Embraer, até o presente momento, a campanha de testes do KC-390 acumula mais de 1.500 horas de voo nos dois protótipos e mais de 40.000 horas de ensaios em laboratório dos diversos sistemas da aeronave. A fabricante também adiantou que a campanha de avaliações sobre componentes estruturais do jato se aproxima do fim, restando apenas o ensaio de fadiga em corpo de prova em escala real.

Ao longo de 2018, estão previstos a emissão do Certificado de Tipo final pela ANAC, bem como a realização de ensaios em voo de diversas funcionalidades militares, incluindo testes remanescentes de reabastecimento aéreo, lançamento de cargas e outros, para o projeto alcançar a Capacidade Final de Operação (Final Operational Capability – FOC), a certificação militar final da aeronave.

O KC-390 é projetado para transportar até 26 toneladas de carga, capacidade superior a do Hercules (FAB)
O KC-390 é projetado para transportar até 26 toneladas de carga, capacidade superior a do Hercules (FAB)

A entrega do primeiro KC-390 de série à FAB está programada para acontecer no segundo semestre de 2018. Ao todo, a Aeronáutica vai receber 28 exemplares do novo cargueiro da Embraer ao longo de 12 anos.

Outro cliente próximo de comprar o novo avião brasileiro é a força aérea de Portugal, que planeja assinar um contrato para cinco pedidos firmes e opção para aquisição de mais uma unidade. As entregas dessa encomenda começam a partir de 2021.

Veja mais: Primeiros KC-390 formarão a nova Ala 11 da FAB

Total
0
Shares
0 0 votes
Article Rating
48 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gunterpai
Gunterpai
4 anos atrás

São feitos como este que nos deixam cheios de orgulho.
O Avião é simplesmente lindo, muito lindo perto daquele brucutu do Hércules.

Francisco Antonio de Carvalho
Francisco Antonio de Carvalho
4 anos atrás

A Embraer é uma empresa nacional de alta tecnologia. Uma empresa orgulho do Brasil. Parabéns a todos que engrandecem a empresa e o País.

Martins Jr.
Martins Jr.
4 anos atrás

Cabeças de bacalhau voadoras. A gente só vê isso em fotos. A única vez que eu vi um avião da FAB em voo foi um Xavante, na década de 70.

Henrique Meireles
Henrique Meireles
4 anos atrás

Thiago, sou só eu que notou, ou o design do KC390 lembra MUITO o Thunderbird 2 ? rsrs

Ernesto
Ernesto
4 anos atrás

O povo brasileiro só precisa de mais educação para reconhecer a nossa potência. Pena que muitos já nascem com “tapume” em seus cérebros devido a má influência causada por alguns veículos de comunicação. Nosso Brasil é valioso mas o povo não sabe valorizar nossa terra e nossos tesouros, esses: tecnologia, garra, minérios, agricultura e por ai vai, pois preferem imitar os estrangeiros e seus lixos em quase tudo achando que é muito legal e da moda e assim passam a vida toda “cegos”. Parabéns Embraer, Parabéns Brasil.

CLAUDIO NILO
CLAUDIO NILO
4 anos atrás

EMBRAER ORGULHO DO BRASIL HONESTO SEM ADM. DE POLITICOS SE NÃO ERA OUTRA PETROBRÁS FALIDA.

ontreus
ontreus
4 anos atrás

Excelente !!! ainda bem que a praga da ESQUERDA IMUNDA e o PT não conseguiram colocar as mãos nela, foi privatizada bem antes
Vejam o q PT fez com a Petrobras!

Paulo Henrique
Paulo Henrique
4 anos atrás

EMBRAER ORGULHO NACIONAL

Capacidade total de fabricar os caças mas tinham que arrumar um jeito de meterem a mão em nosso dinheiro e compraram os caças fora do Brasil

A.Lupin
A.Lupin
4 anos atrás

De hoje em diante vou boicotar todos os anunciantes em anúncios que invadem a tela enquanto estou tentando ler uma notícia, ou qualquer matéria do meu interesse. Está se tornando impossível, ter concentração para leitura, com tantas tarefas que somos obrigados a cumprir, clicando em janelas que se movem pra cima e pra baixo a todo momento, Isso não é propaganda, mas um desrespeito enorme contra o leitor.

Frederico Ferrari
Frederico Ferrari
4 anos atrás

Tinhamos o mesmo orgulho das nossas construtoras, mas diferente da Embraer lá faltou seriedade no comando.

Silvio
Silvio
4 anos atrás

Acho legal este projeto americano, que vem aqui em terras tupiniquins ser montado, para receber incentivos fiscais, tornando mais lucrativos para os americanos.

Eduardo Vieira
Eduardo Vieira
4 anos atrás

Parabéns à Embraer.
Se ainda tivesse estatizada, e na mão dos PeTebas estaria cheia de aspones corruptos e incomPeTentes. Ainda estaria fabricando meia dúzia de bandeirantes por mês e mergulhada em dívidas como a Petrobras.

Rudi Nicks
4 anos atrás

Realmente um orgulho nacional, até pintei uma tela com o Ipanema Agrícola, no futuro retratarei esse novo musculoso da FAB.
Parabéns a todos da Embraer.

Eduardo
Eduardo
4 anos atrás

A Embraer foi privatizada em 1994, de lá para cá só cresce, não há escândalos de corrupção e gera riqueza e empregos. Imagino o que faria a Petrobras administrada por pessoas como os responsáveis pela Embraer e não por vassalos a serviço de governantes corruptos. Quase uma utopia!

Gorgolinus
Gorgolinus
4 anos atrás

Que coisa linda, que orgulho. Esse é o Brasil que dá certo e precisa ser mais divulgado para dar alto estima para o povo brasileiro. O Brasil é grande e cheio de possibilidades para se desenvolver, o que precisa acabar é o pessimismo excessivo,muitas vezes explorado pelo sensacionalismo da imprensa, e tirar do poder políticos não comprometidos com o desenvolvimento do país.

Informador
Informador
4 anos atrás

A.LUPIN, use o adblock, simples!

Dunha
Dunha
4 anos atrás

grande …… Embraer nao faz nada , MONTA PEÇAS e taca a marca deles… Assim como a MULTILASER faz com produtos chineses , apenas taca a MARCA deles. Brasil não consegue fazer nem GURGEL mais , muita pagação pra pouca coisa. Sabe como é coisa de brasileiro.

vera borghi
vera borghi
4 anos atrás

Cuidado para não deixar os políticos chegarem perto da Embrair.

Rômulo
Rômulo
4 anos atrás

Isso é a prova do potencial do Brasil, que precisa acordar, tirando os corruptos do caminho, e levantando verdadeiros Brasileiros que se preocupam com o bem estar da Nação e crescimento do Brasil.

henrique
henrique
4 anos atrás

FRANCISCO ANTONIO DE CARVALHO
Amigão…a EMBRAER não é nacional. Ela foi privatizada e se tornou S.A. com capital majoritariamente estrangeiro.

Fábio
Fábio
4 anos atrás

Prezados, por favor não elogiem a EMBRAER, por favor não façam isso, pois podemos despertar a atenção dos “nossos políticos” que podem de uma forma ou outra se interessar por esta empresa, para “melhora-la” e com isso acabar com ela, assim como foi feito com a PETROBRAS que até pouco tempo era também um orgulho nacional

Francisco
Francisco
4 anos atrás

Esse é o resultado de uma empresa gerida por profissionais gabaritados e competentes, ao contrário das nossas estatais, geridas por políticos incompetentes e corruptos, além do famigerado cabide de empregos.

ToN
ToN
4 anos atrás

Gente inocente, a Embraer só faz a carcaça. Todo tecnologia (softwares) por trás do avião é de origem americana.

Alexsander Bittencourt Vieira da Silva
Alexsander Bittencourt Vieira da Silva
4 anos atrás

Ficaria feliz caso fosse jato comercial, assistencial, de resgate, auxílio humanitário… Qualquer coisa que envolva guerra ou insumos que fomentem ou de qualquer forma tenham a ver com “combate e violência” acabam somatizando coisas ruins, quer seja para empresa quer seja para quem trabalhou no projeto ou teve algo a ver com ele. Que a Embraer possa se voltar para aeronaves de uso civil, pacífico e de pesquisa.

MARCUS
MARCUS
4 anos atrás

Noossa este aviao parece o aviao da SHIELD da MARVEL…

alessandro magliarelli
alessandro magliarelli
4 anos atrás

Sim.A Embraer se tornou a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo!!!Alta tecnologia e engenharia complexa com aprimoramentos de seus colaboradores a todo momento.Graças a privatização nos anos 90.Já trabalhei lá e sei como essa empresa é seríssima!Tem três unidades e onde estão instaladas há alta arrecadação de divisas e prosperidade local e regional.

Mario Geraldo
Mario Geraldo
4 anos atrás

Tudo muito bonito, mas o Brasil entra apenas com o projeto aerodinâmico e outros projetos intrínsecos necessário, mas aproximadamente 100% dos materiais e equipamentos (turbinas, radares, aviônicos, tudo) são importados. Só para registrar.

MAF-6
MAF-6
4 anos atrás

Depois dizem que “BELEZA” não se põe a mesa, essa aeronave contradiz esse ditado totalmente.

Vladimir Paulovich de lima
Vladimir Paulovich de lima
4 anos atrás

Fantástico ! Sou um apaixonado pela aviação e pela Embraer.A privatização da empresa foi uma mola propulsora que a levou a alcançar um nivel de padrão internacional. Entendo que somente o liberalismo nos levará a excelencia, é inaceitavel o governo brasileiro possuir 150 empresas (autarquias, bancos, frigorifico (friboi), institutos etc) e queimar nosso dinheiro com uma péssima gestão e de padrões anacronicos. Pensamos que somos capitalista, porém a bem da verdade estamos mais para socialistas. Acorda povo brasileiro ! Não podemos mais admitir um governo centralizador com muito poder que arrecada trilhôes e distribui miséria!

Drne
Drne
4 anos atrás

Ernest Birdnine.

Jose Coutinho Barbosa
Jose Coutinho Barbosa
4 anos atrás

Parabens aos engenheiros, operarios e gestores da EMBRAER. Somo um Pais multiracial, multicultural, multi tudo. Temos Anita , mas também para nossa alegria, temos EMBRAER E PETROBRAS, esta rica pelo quadro de técnico reconhecido mundialmente

CASSIO
CASSIO
4 anos atrás

Seu Dunha você fez um comentário que não retrata a realidade. Um projeto de avião é coisa que talvez fuja à sua capacidade de compreensão. Não é isso que você colocou.

AYTON AZEVEDO
AYTON AZEVEDO
4 anos atrás

Viva a Embraer..

paulo
paulo
4 anos atrás

A Embraer não é nacional já foi privatizada faz tempo…..

Douglas
Douglas
4 anos atrás

Quem disse que a tecnologia não é Brasileira falou besteira. Assim como o projeto, cálculos, ensaios tudo é tecnologia Brasileira, as peças não são fabricadas mais aqui, mas ela são desenvolvidas aqui , acontece que esse país perde em competitividade no setor metal mecânico por isso são fabricadas na Europa e não nos EUA como um leigo escreveu aqui. Sou engenheiro mecânico formado em instituto Federal e eu digo que o Brasil não merece os engenheiros que tem, melhor abandonar isso aqui mesmo.

Luis Oliveira
Luis Oliveira
4 anos atrás

Nada como competência, gestão e pessoal qualificado. Se estivesse na mão do estado seria mais uma telebras, Correios, etc. Parabéns a Embraer.

Alberto
Alberto
4 anos atrás

Henrique!
o Fundo de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), tem a maior participação acionária na Embraer e somado com a participação do BNDESPar (braço de participações em empresas do BNDES) chega a quase 20%. Depois do Previ com 14,2%, o Janus Capital Group aparece como o segundo maior acionista da fabricante brasileira de aviões, com 10,5%, seguida pelo grupo Bozano, com 10,4%. O Oppenheimer Funds detém outros 6,2%, enquanto do Thornburg Investment tem 5,2%, o BNDESPar 5,2%, o governo brasileiro com 0,3%, por meio de uma Golden Share (Que dá direito interferir em qualquer questão operacional). O restante das ações está espalhada entre investidores menores.

Eduardo Santana
Eduardo Santana
4 anos atrás

Parabéns a Embraer! Uma das pouquíssimas empresas não contaminadas pela corrupção que sempre assolou o país, e que deixa clara mais uma vez, a capacidade e criatividade ímpar do povo brasileiro, quando se investe com seriedade.

José Roberto Monteiro
José Roberto Monteiro
4 anos atrás

Orgulho de ser Brasileiro. Somos capazes! O brasileiro precisa deixar de se considerar povo de segunda classe. Quando se der conta de que é um povo capaz de grandes feitos não haverá quem o segure, inclusive esse bando de malfeitores que nos governa (também conhecidos como políticos), pois serão enxotados da vida pública aqueles que não trabalharem pelo progresso do país e honrarem o salário que lhes pagamos.

Júlio César
Júlio César
4 anos atrás

Estatiza a empresa e eleja um petista.

Em dois anos a empresa estará com o triplo de funcionários e não conseguirá produzir nem um teco teco.

Acha que estou exagerando?

Veja o exemplo do estaleiro que produziu o navio petroleiro João Cândido que teve sérios problemas na primeira viagem e a estatal do trem bala que, pelo jeito, só pode ser invisível.

José
José
4 anos atrás

Como seria bom se tudo no país fosse assim …

Jose francisco
Jose francisco
4 anos atrás

O governo brasileiro investiu R$ 12,1 bilhões no projeto, dos quais R$ 4,9 bilhões para o desenvolvimento da aeronave e R$ 7,2 bilhões para a aquisição de 28 unidades para a Força Aérea Brasileira. A Embraer( goldem share ) assim como a Petrobras são parte da politica industrial e econômica do Pais. A Embraer pelo organização acionaria ficou livre não dos petistas mas dos empresários e políticos nacionais majoritariamente da direita como pode ser comprovado na mídia pós lava jato que infestam todas atividades produtivas neste pais . E juntos com Lawfare tentam colocar a culpa nos governos lula e dilma que mais investiram para o desenvolvimento republicano da tecnologia nacional , elevando o pib de 1,5 tri em 2002 para 4,8 tri em 2015 além de deixar 370 us$ de poupança externa e elevando o pais a 7 economia do mundo . A crise instalada foi ciada pelo elite financeira internacional para estancar nosso desenvolvimento tecnológico e nos manter sob controle ocupando mercados permitidos e mandando divisas para o exterior . Resumo do opera : os nossos capitalistas são bem piores do que os da maioria dos países capitalistas do mundo infeliz,mente . Vendem a empresa e a pátria por 30 dinheiros para virar representantes de grupos internacionais e ter BMW e ap em paris ou miami. O Pais , ora para eles é um abstração sem importância pratica .

Luiza Melo
Luiza Melo
4 anos atrás

O avião é fantástico e a Embraer está de parabéns, mas não posso deixar de comentar o fato de ser um avião a jato que vai trabalhar em áreas onde muitas vezes não há pistas de pouso e decolagem asfaltadas. Muitas vezes esses aviões que vão parar nas mãos das forças armadas têm que trabalhar em áreas de pistas de terra ou gelo e aviões a jato não são muito indicados para essas missões.

Neto Golias
Neto Golias
4 anos atrás

Cargueiros são demais ! E o KC390 ficou alucinante.

Julio C. Pinheiro
4 anos atrás

Vamos privatizar tudo que se refere á produzir,hoje a Embraer é uma empresa enxuta e está dando certo.
Temos que tirar tudo que estes políticos corruptos possam alcançar (Estado ).

Waldir Altieri
Waldir Altieri
4 anos atrás

Sou brasieliro, paulistano e adoro ter brasilidade, amar o meu pais.
Logo, fico enojado quando uma presidente sem estrutura de riqueaa, sem programção efetiva de governo ao povo, negocia aviões estrangeiros pagando um afotrtuna com o dinheiro do povo. Comprou 36 aviões suecos e o quantum que ganharam com superfaturamente, isso está em investigçaão pela PF.
O que é nojento é um governo diz ser democrata não dá apoio a sua industira bélica e nem em geral.
A EMBRAER É A 5ª EMPRESA DE AVIÕES DO MUNDO.
E ELA NEM FOI COGITADA EM ATENDER O GOVErNO NA ÁREA DA MaRINHA, EXÉRCItO E AERONÁUTICA. QUE VERGONHA QUE INDECÊNCIA.são os BOÇAIS que criam ÓDIO EM NÃO TER BRASILIDADE.
eo mais importane a embraer atende o mercado internacional comprestigio inigualável.
esta governo anati-brasil……….

Douglas
Douglas
4 anos atrás

Meus amigos vocês precisam se informar mais. O governo do Brasil é um lixo mesmo, mas foi uma boa comprar os caças Suecos porque além dos caças vai ter troca de tecnologia, o Brasil na verdade comprou tecnologia, quem sabe no futuro a EMBRAER não comece a fazer caças também.

Germano Vier
4 anos atrás

A maioria aqui não sabe o que o que é composição acionária, a Embraer e controlada por holdings estrangeiras, portanto não é meus uma empresa nacional restando somente a origem brasileira.

Previous Post
O jato chinês COMAC C919 voou pela primeira vez em maio de 2017 (Xinhua)

COMAC testa segundo protótipo do C919

Next Post
(Divulgação)

Livro publicado no exterior conta a história do Embraer Tucano

Related Posts