O pacote MEDEVAV também pode ser incorporado em jatos que estão em operação (Embraer)

A Embraer anunciou nesta terça-feira, 4, o lançamento do Phenom 300MED, versão do jato executivo leve adaptada para voos de transporte aeromédico (MEDEVAC). A nova configuração também está disponível para modelos em operação, por meio de uma parceria com as empresas alemãs umlaut e Aerolite, especializadas em soluções de MEDEVAC.

“A plataforma Phenom 300, o jato leve mais bem-sucedido do mundo, com tecnologia, conforto e desempenho incomparáveis, está posicionada de maneira única para as operações de transporte aeromédico”, disse Michael Amalfitano, Presidente & CEO da Embraer Aviação Executiva. “Dada a atual crise da saúde, temos orgulho de trabalhar com dois parceiros especialistas em soluções de transporte aeromédico mundialmente reconhecidos. Estamos prontos para imediatamente começar a receber pedidos para esta solução única de ambulâncias aéreas.”

O trabalho de modificação das aeronaves será realizado nos Centros de Serviços próprios da Embraer. A fabricante informou que está desenvolvendo em parceria com a umlaut uma série de configurações para o Phenom 300MED, que contará com uma ou duas macas, além da capacidade de transportar uma incubadora para bebês recém-nascidos e equipamentos médicos adicionais, bem como acabamentos de nível hospitalar.

A Embraer e a umlaut também trabalham juntas para desenvolver e homologar um novo certificado suplementar de tipo (CTS) para o Phenom 300 utilizando equipamentos aeromédicos da Aerolite, que já prestou assistência para mais de 500 “ambulâncias aéreas”.

“A umlaut é conhecida por gerar soluções completas de serviço, entre indústrias e de ponta a ponta. Agora combinamos as fortes competências da Embraer e da umlaut em engenharia de aeronaves, reforma de interiores e expertise de certificação para trazer uma solução sem precedentes ao mercado. Juntamente com o equipamento aeromédico de última geração da Aerolite, forneceremos uma solução que transcenderá o mercado atual. Projetada a partir de zero, essa novidade oferecerá um interior de nível hospitalar com flexibilidade para configuração e reconfiguração que simplesmente não está disponível atualmente”, disse Tobias Geißinger, diretor da umlaut.

Segundo a Embraer, o Phenom 300 conta com a melhor pressurização de cabine em sua categoria, o que torna a experiência de voo mais saudável, essencial para a equipe médica e o atendimento ao paciente.

Veja mais: Dona da maior frota de Fokker 100 do mundo vira cliente da Embraer