Embraer ‘recalibra’ programa E190F com novo cliente lançador
Bridges Air Cargo, de Malta, colocará cargueiro em serviço no terceiro trimestre por meio de leasing com a empresa Regional One

A Embraer anunciou mudanças significativas no programa E-Freighter, de conversão de jatos de passageiros para carga, durante o Paris Air Show nesta quarta-feira.
Lançado em março de 2022, o projeto pretendia converter centenas de jatos E190 e E195 para cargueiros ao longo de 20 anos.
Mas a recepção do programa foi morna, com apenas dois anúncios de clientes, a Nordic Aviation Capital (NAC) e o Lanzhou Group, que juntos assinaram acordos para 30 conversões. Houve ainda um pedido de 10 aviões de uma empresa nunca revelada.
A arrendadora Regional One, por outro lado, surgiu como dona do primeiro E190 convertido, que voou em 2024, mas detalhes do acordo não foram divulgados.

Esse cenário mudou em Le Bourget quando a Embraer revelou que a Regional One havia encomendado dois aviões anteriormente. Agora, a empresa sediada em Fort Lauderdale, nos EUA, expandiu o pedido em mais dois jatos a serem convertidos.
Dois deles serão arrendados para a Bridges Air Cargo, de Malta, que o colocará em serviço a partir do terceiro trimestre como novo cliente lançador do modelo. A empresa opera hoje apenas um ATR 72 cargueiro.
Lacuna entre turboélices e jatos maiores
O programa E-Freighter foi lançado com grande expectativa pela Embraer, em meio ainda a uma demanda crescente por entregas expressas trazida pelo comércio eletrônico – por sua vez, reflexo da pandemia do Covid-19.

Entretanto, o fim das restrições sanitárias reaqueceu o mercado de voos de passageiros ao mesmo tempo em que as linhas de montagem de novas aeronaves não acompanharam esse ritmo.
Os atrasos acabaram inflacionando o mercado de aviões de segunda mão e a frota disponível de E-Jets teria ficado menor.
Esses sinais ficaram mais claros recentemente quando reportagens apontaram que a NAC havia desistido de converter seus jatos e a Astral Aviation, do Quênia, apontada como cliente lançadora originalmente, declarou que o custo de operação do E190F era muito elevado.

Em coletiva de resultados neste ano, o CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, revelou que a empresa havia deixado o projeto de conversão do E195F de lado e focado em colocar no mercado primeiro o E190F.
Convertido para carga, o E190F pode transportar até 13,5 toneladas em seus compartimentos superior e inferior, uma capacidade intermediária entre um ATR 72F e um cargueiro Boeing 737.
Apenas um E190F convertido foi oficialmente finalizado, mas haveria um segundo avião sendo preparado pela Embraer. A empresa ainda não divulga detalhes do backlog de conversões do programa em seus relatórios trimestrais.