Embraer revela primeiro E190-E2 de série

Aeronave de nova geração será entregue a companhia Widerøe Airlines da Noruega em abril
A Widerøe possui três pedidos firmes pelo E190-E2 e opção para mais 12 unidades (Embraer)
A Widerøe possui três pedidos firmes pelo E190-E2 e opção para mais 12 unidades (Embraer)
A Widerøe possui três pedidos firmes pelo E190-E2 e opção para mais 12 unidades (Embraer)
A Widerøe possui três pedidos firmes pelo E190-E2 e opção para mais 12 unidades (Embraer)

O primeiro jato Embraer E190-E2 de série está quase pronto! John Slattery, presidente e CEO da fabricante, divulgou em seu Twitter nesta segunda-feira (12) a primeira imagem da aeronave com as cores de seu operador de lançamento, a companhia Widerøe Airlines da Noruega.

De acordo com a fabricante, o primeiro E190-E2 deixou a linha de montagem nesta segunda-feira e entrará na fase final de preparação antes de iniciar os testes de voo. A cerimônia de entrega do modelo está marcada para o dia 4 de abril, na sede da Embraer em São José dos Campos (SP).

O E190-E2 será o primeiro avião com motores a jato adquirido pela Widerøe, fundada em 1934 e atualmente a maior companhia aérea regional da Escandinávia. A frota atual da empresa é composta por turbo-hélices Bombardier Dash 8 em diferentes versões (além de modelos mais antigos fabricados pela de Havilland Canada). Ao todo, a empresa norueguesa possui três pedidos firmes pelo novo jato da Embraer e opção para mais 12 unidades. A encomenda tem um valor potencial de até US$ 873 milhões.

Até o momento, a Embraer soma mais de 700 pedidos pelo novos jatos da série E2, entre pedidos firmes e opções de compra que podem ser concretizadas. Além do novo E190, a família também será composta pelos modelos E195-E2 e E175-E2.

Liberado para voos comerciais

A Embraer recebeu no final de fevereiro a certificação que autoriza o E190-E2 para realizar voos comerciais, documento que também libera a fabricante a iniciar as primeiras entregas da nova aeronave aos clientes. Em um caso raro na aviação, o jato recebeu uma certificação “tripla” simultânea, emitidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), FAA, a autoridade de aviação civil dos Estados Unidos, e da EASA, da Europa.

A aeronave de segunda geração mantém a mesma capacidade de passageiros (de 100 a 114 ocupantes) do primeiro E190, mas traz uma série de inovações tecnológicas que facilitam seus comandos e, principalmente, diminuem o consumo de combustível. Segundo a Embraer, o E2 é 17,3% mais eficiente que o modelo da primeira geração, o que permite realizar voos de maior autonomia: o E190-E2 tem alcance de 5.330 km, contra 4.540 km do E190.

Veja mais: Novo Embraer E190-E2 é liberado para voos comerciais

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  1. Se tivesse sido privatizada seria mais um cabide empregos pra políticos corruptos,principalmente petralhas.

  2. O Airway é um dos meus sites prediletos. A vida me levou por outros caminhos – sou engenheiro, mas quando adolescente queria entrar para para a Escola de Cadetes do Ar. Sou um apaixonado por aviões e tudo que se relaciona com este equipamento inventado por Santos Dumont.

  3. Se NÃO tivesse sido privatizada, creio que é isso que você queria dizer, não é Silvestre? Gosto demais de acompanhar as notícias sobre a Embraer, principalmente por este site, e fico sempre esperando as notícias desta empresa que me dá muito orgulho de ser brasileiro e a certeza de que, como nação, somos gigantes! O que está faltando é acabarmos com este sistema político nosso que acoberta e beneficia estes canalhas que estão aí no poder.

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