Empresa aérea que considerava Embraer, confirmou compra de seis Airbus A220-100

Air Niugini é a companhia aérea nacional da Papua Nova Guiné e vai substituir seus velhos jatos Fokker, alguns que voaram no Brasil, pelo rival do E190-E2 e E195-E2
A Air Niugini vai contar com oito A220-100 e três A220-300 (Airbus)

Como já era esperado desde agosto, a Airbus e a Air Niugini assinaram um acordo para venda de seis jatos A220-100 nesta quarta-feira (1).

A companhia aérea pertence ao governo da Papua Nova Guiné, pequeno país na Oceania que é um destino turístico.

A compra do A220 não é surpresa já que a empresa havia confirmado em agosto a seleção da aeronave da Airbus após realizar uma concorrência em que também participou a Embraer e os jatos E2.

Além dos seis A220-100 encomendados diretamente da Airbus, a Air Niugini também pretende arrendar outras duas aeronaves do modelo e três A220-300, com maior capacidade de assentos.

“Este é um marco na história da nossa companhia aérea nacional que apoiará o crescimento do comércio e do turismo na Papua Nova Guiné. A nova aeronave oferecerá os mais altos níveis de conforto aos nossos passageiros, ao mesmo tempo que garantirá uma redução significativa no consumo de combustível e nas emissões quando comparada com a aeronave que irá substituir”, afirmou Gary Seddon, CEO interino da Air Niugini.

“A Air Niugini viu o quanto o A220 traz para sua companhia aérea do que o produto concorrente neste espaço, muito mais eficiência, alcance, conforto e potencial de crescimento. Agradecemos à Air Niugini pela sua confiança na Airbus e estamos empenhados em oferecer todo o nosso apoio à companhia aérea durante a transição para a sua nova frota”, disse Christian Scherer, Diretor Comercial e Diretor Internacional da Airbus.

A Embraer se esforçou para vender o E195-E2 para a Air Niugini, levando o Tech Lion para Port Moresby no começo do ano

Fokker 100 que voaram na TAM

A grande autonomia do A220 foi apontada como uma das vantagens da aeronave da Airbus. A Air Niugini opera a partir da capital do país, Port Moresby, atendendo a várias ilhas da região, mas também destinos de longa distância como Hong Kong, Manila, Singapura e Sydney.

Segundo a Airbus, o A220 possibilitará ligações sem escalas para destinos como Auckland e Tóquio. A variante A220-100 pode voar até 6.390 km com 100 a 135 passageiros a bordo.

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A Air Niugini também anunciou a seleção do sistema de planejamento de voo N-Flight Planning (N-FP), da Navblue, subsidiária da Airbus.

Em agosto, a empresa aérea afirmou esperar receber os primeiros A220 em 2025, embora as aeronaves de leasing possam ser entregues antes disso.

Fokker 100 da Air Niugini e que voou no passado pela TAM como PT-MRJ (Jenny Scott)

A frota da Air Niugini é composta atualmente por aeronaves muito antigas, incluindo jatos Fokker 70 e 100 com quase 30 anos em serviço. Alguns deles voaram na TAM durante os anos 90, na época em que a então empresa aérea regional experimentou um crescimentono mercado brasileiro.

A Air Niugini também já havia anunciado recentemente uma encomenda de Boeing 787 Dreamliner para substituir seus dois 767-300.

A família A220, antiga C Series da Bombardier, já havia obtido mais de 800 pedidos de 30 clientes até setembro. Atualmente, há quase 300 aviões em serviço em 17 companhias aéreas.

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