Engenheiro propõe cápsula de fuga para aviões comerciais

Projeto ucraniano pode salvar os ocupantes de uma aeronave comercial no caso de acidente
Basta apertar um botão e todos os passageiros podem ser salvos de um acidente (Youtube)
Basta apertar um botão e todos os passageiros podem ser salvos de um acidente (Youtube)

Basta apertar um botão e todos os passageiros podem ser salvos de um acidente (Youtube)

Com esse projeto, basta apertar um botão e todos os passageiros podem ser salvos de um acidente (Youtube)

O avião decolou normalmente, mas ao atingir a altitude e velocidade de cruzeiro o motor esquerdo começa a pegar fogo e a aeronave inicia uma queda livre mortal. O que fazer nessa situação de desespero? Com o projeto elaborado pelo engenheiro aeronáutico ucraniano Tatarenko Vladimir Nikolaevich, bastaria apertar um botão e todos os passageiros seriam salvos.

O engenheiro, que já trabalhou na Antonov e inclusive participou da criação do gigantesco AN-225 Mriya, propõe criar grandes capsulas de salvamento para aeronaves comerciais, que podem ser lançadas pela traseira do avião no caso de alguma adversidade durante voo.

Como mostra o vídeo que divulga o projeto, o interior da aeronave seria a própria capsula de salvamento. Ao ser ejetado da aeronave, paraquedas fream a queda e ao se aproximar do solo foguetes acionados por sensores de aproximação retardam ainda mais a velocidade de descida para o objeto pousar em segurança e não ferir os passageiros, o que pode acontecer em terra firme ou na água, onde contaria com auxílio de flutuares infláveis.

Segundo a descrição de Tatarenko, a capsula pode se separar do avião em menos de três segundos. No entanto, a aplicação do conceito exige aeronaves com caudas elevadas, o que automaticamente já elimina todos as aeronaves comerciais da Airbus e Boeing.

E se os aviões tivessem cápsulas de salvamento?

O inventor afirma ser muito difícil adaptar sua ideia em aviões que já existem. Seria necessário criar um modelo a partir do zero e desenvolvido em torno da cápsula, de dentro para fora. O engenheiro ucraniano ainda acredita que seu projeto é válido apenas para aeronaves de pequeno e médio porte, pois o módulo de salvamento pode elevar o peso dos aviões e por consequência seu consumo de combustível.

Para viabilizar o emprego das cápsulas de fuga por companhias aéreas, Tatarenko, entrevista pelo website ucraniano Ain sugere aumentar o preços das passagens em cerca de 30%. “Acredito que as pessoas pagariam mais caro no bilhete se tivessem a opção de se salvar no caso de um acidente”, aposta o engenheiro ucraniano.

Veja mais: Como é voar de planador

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  1. Pois é no meio do texto parei e pensei aonde ficam os pilotos a cabine de passageiros tudo bem se salva e os Pilotos vão de ralo 🙁 ‘ se esse projeto um dia for usado nunca mais penso entrar no cockpit rs.

  2. Pessoal,

    Tem uma porta entre a cabine do piloto e a área da tripulação. Da pra ver no vídeo. A questão é que aciona o botão de ejetar…

  3. Trabalho na área de desenvolvimento de produtos (coisas muito mais simples que aviões,, é verdade), e faço uma ideia da complexidade que seria projetar e construir uma cápsula funcional como a que aparece na animação…No começo da aviação era muito comum aviões com para quedas. Ainda hoje existe modelos que os tem (https://www.youtube.com/watch?v=EofDCApI5-Qhttps://www.youtube.com/watch?v=-ADonHwDBkQ). A mim me parece muito mais viável (se é que o conceito seja viável para aeronaves desse porte) colocar tais sistemas de segurança direto na aero nave…

  4. Pra resolver este problema é só tornar o próprio avião a cápsula de salvamento, baste ter um paraquedas que sustente todo peso da estrutura.

  5. Uma ótima ideia! Esse Ricardo acima nunca fez nem um barquinho de papel, fala que a 600 km/pH não é possível. É sim! Será um compartimento eficientemente competente. Que entre em produção logo!!

  6. Toda idéia é válida, tenho outras idéias, os aviões poderiam aumentar ainda mais a área das asas para melhorar a planejem e também ejetar os motores para ficar mais leve ou a fuselagem virar a própria cápsulas de sobrevivência ejetando as asas.

  7. A idéia do Carlos também é boa….Mas de qualquer forma, salva-se os que estão na cápsula, morre um balaio de gente em terra onde a aeronave cair…..é complicado demais!!!! kkkkkkk

  8. Não sei pq a ideia do paraquedas não deu certo. Monta 2 paraquedas grandes em cada parte do avião e é só deixar ele aterrissar em ponto morto.

  9. o principal detalhe que esqueceram é que somente 16% dos acidentes acontece o voo de cruzeiro.. 43% na decolagem e 41% na aproximação.

    Nos casos de maior ocorrência teríamos pouca altitude para acionar o dispositivo.. e mesmo que conseguisse acionar, os paraquedas não teriam tempo para inflar e suportar a cápsula.. o que geraria um impacto significativo no solo. O único benefício seria efetivamente a redução do risco de explosão, o que facilitaria o reconhecimento dos cadáveres.

    Ele seria realmente efetivo para a minoria dos casos de acidente. Resta saber se o custo compensa o benefício. Parece cruel né, já que estamos lidando com vidas, mas se ao invés deste dispositivo as aéreas investissem em algo que tivesse 100% de efetividade em 50% dos casos, representaria um investimento mais objetivo.

  10. o principal detalhe que esqueceram é a minoria dos acidentes acontece em voo. Veja tabela abaixo:

    Com fetividade
    Durante o voo 27,73%
    Sem efetividade
    Durante o pouso: 50,39%
    Durante a decolagem: 20,96%
    Durante o taxiamento: 0,64%
    Durante o estacionamento: 0,28%

    Nos casos de maior ocorrência teríamos pouca altitude para acionar o dispositivo.. e mesmo que conseguisse acionar, os paraquedas não teriam tempo para inflar e suportar a cápsula.. o que geraria um impacto significativo no solo. O único benefício seria efetivamente a redução do risco de explosão, o que facilitaria o reconhecimento dos cadáveres.

    E tem outro fator importante ainda. Veja a tabela abaixo:

    Com efetividade
    Em planície: 15,96%
    No mar: 9,51%

    Sem efetividade
    Menos de 10 km do aeroporto: 53,89%
    Em montanhas: 10,44%
    Na cidade: 1,17%
    No deserto: 0,44%
    Em terreno desconhecido: 8,59%

    Já imaginou o estrago de um troço desse cainda numa cidade.. seriam dois os pontos de impacto.. Um da carcaça e um da cápsula… já na concepção original seria somente um ponto de impacto.

    Ele seria realmente efetivo para a minoria dos casos de acidente. Resta saber se o custo compensa o benefício. Parece cruel né, já que estamos lidando com vidas, mas se ao invés deste dispositivo as aéreas investissem em algo que tivesse 100% de efetividade em 50% dos casos, representaria um investimento mais objetivo.

  11. Tenho uma ideia que não foi comentada, que seria cápsulas individuais, ou seja cada a assento tornavam se capsulas que acionara pequenos paraquedas.

  12. Pelo seu raciocinio então, se o avião vai cair e matar pessoas é melhor não salvar as pessoas que estão dentro do avião também pois elas não e sim matar em dobro? Para de certa forma castiga-las por estarem em um avião caindo que irá matar pessoas em terra?

    Você é completamente louco!
    Mas tenho certeza que muitas outras pessoas irão pensar como você.

  13. ou ter alem de uma capsula conjunta interligada a cada uma individual para cada passageiro resistente A TUDO como em formato de ovo e com todo conforto para na hora da queda , é só querer que sai muita coisa a favor da vida ,sim aumentaria o peso mas combustível x vida ai escolhem qual é mais importante ,funcionaria como um Airbag de um veiculo em caso de pane…

  14. bom dia, com relação as passageiros e pilotos nós encontramos até soluções, mais o que podemos falar da outra parte que irá cair, no vídio mostra caindo em ambiente inabitado, mais e no caso de a aeronave esta sobrevoando cidades? onde irá cair a outra parte?
    Pensem nisso!

  15. Oi meu nome é Givanildo eu não sou engenheiro eu acompanhei todas as idéias são boas mas porquê não pensar em salvar a todos na aeronave e os que estiverem em terra firme fazendo um sistema de controle reserva um componente parou o outro funciona veja os geradores falta energia elétrica ele é acionado e as máquinas funciona normalmente pane elétrica os geradores assumem o controle do avião

  16. Eu acredito que o sistema é bom, só seria necessário instalar sensores direcionadores nas cápsulas que no momento em que ela é ejetada e abre os para quedas, os sensores a direciona para locais menos povoado, já que tem jatos no sistema para pouso, tbem pode se pensar em usar esses jatos para impulsionar a cápsula. Com relação a estar pousando que é o maior índice. Os jatos direcionadores podem impulsionar a cápsula ao contrário do movimento e fazer a abertura dos para quedas em sentido oposto também. Se tratando de segurança, qualquer ideia é válida. Temos que pensar que vidas estão em risco nesse momento. Há outra coisa que faltou mencionar. As bolhas infláveis também podem ser úteis msm se cair em cidades. Pois elas vão amortecer o impacto e dar tempo para o resgate. Pode se pensar em bolhas isolantes em caso postes e fios de energia.

  17. O avião decolou normalmente, mas ao atingir a altitude e velocidade de cruzeiro o motor esquerdo começa a pegar fogo e a aeronave inicia uma queda livre mortal. O que fazer nessa situação de desespero?
    R. Desligar o motor esquerdo e procurar o aeroporto mais próximo e fazer o pouso normalmente!
    Obs. Mesmo que perca os dois motores “que é raríssimo” ainda tem como pousar o avião com segurança.

  18. quem entende um pouco de aerodinâmica ja sabe que ao se ejetar a capsula vai sair rodando e girando pela velocidade de mais de 800kmh, alem de que nao teria porão de carga e muito menos espaço pra sistemas hidráulicos e todo equipamento de voo da aeronave antes que falem seu mecanico de aeronaves e essa ideia seria boa se fosse possível, mas esses sistemas de ejeção ficariam onde se nem o trem de pouso teria o seu alojamento…

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