Enquanto vê seus Airbus A220 no chão, Iraqi Airways recebe primeiro Boeing 787

Empresa aérea do Iraque está em fase de modernização de sua frota para recuperar o prestígio que teve no passado
Primeiro Boeing 787-8 da Iraqi Airways; empresa encomendou 10 aparelhos (Boeing)

Uma das empresas aéreas mais antigas do Oriente Médio e que por pouco não desapareceu, a Iraqi Airways recebeu hoje (22) em sua frota o primeiro exemplar do Boeing 787-8 Dreamliner. A cerimônia de recebimento da aeronave aconteceu no aeroporto internacional de Bagdá. Ao todo, a empresa encomendou 10 widebodies do tipo da fabricante dos EUA.

“Estamos orgulhosos de receber um avião com as capacidades do 787 Dreamliner. À medida que o tráfego aéreo doméstico e internacional ganha impulso, é crucial que nossa frota da Iraqi Airways corresponda à crescente demanda com aviões mais eficientes, capazes e confortáveis”, disse Manaf Abdel-Monem, Diretor Geral da Iraqi Airways.

O 787 é o terceiro modelo de aeronave de ultima geração incorporado pela transportadora iraquiana no período recente. Além do Dreamliner, a Iraqi recebeu nos últimos meses seus primeiros jatos Boeing 737 MAX 8 e Airbus A220-300, aeronave que a empresa ainda não conseguiu desfrutar plenamente devido aos problemas de falta de componentes.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Bastante diversificada, a frota da empresa tem ainda jatos das famílias 747, 767 e 777 da Boeing e os modelos A320 e A330 da Airbus.

O primeiro A220-300 da Iraqi Airways; aeronaves sofrem com falta de componentes de reposição (Airbus)

De acordo com a Boeing, o momento de maior estabilidade no Iraque, que passou por duas guerras devastadoras nas últimas três décadas, permite que a empresa aérea de bandeira do país expanda sua rede de voos internacionais e abrir novas rotas lucrativas, sobretudo com o emprego do 787.

“Hoje marca um novo começo para a Iraqi Airways, recebendo seu primeiro 787 Dreamliner que apoiará a companhia aérea na conexão do Iraque com o mundo”, disse Omar Arekat, vice-presidente de Vendas Comerciais e Marketing da Boeing para o Oriente Médio. “A Boeing está empenhada em apoiar a ambição da Iraqi Airways de trazer maior otimização e novas possibilidades de rotas para a região.”

A despeito do extenso programa de modernização da frota, a transportadora iraquiana ainda é barrada pela União Europeia de atender destinos na Europa.

Primeiro 737 MAX 8 da Iraqi Airways: empresa encomendou seis jatos do tipo e outros 10 737 MAX 10 (Iraqi Airways)

Fundada em 1945, logo após o final da Segunda Guerra Mundial, a Iraqi Airways iniciou seus serviços no ano seguinte. Durante décadas, a companhia aérea manteve uma frota de jatos ocidentais e também soviéticos como o Tupolev Tu-124.

Na década de 1970, a empresa recebeu o Boeing 707 e o 747 (incluindo a versão 747SP), com os quais expandiu suas rotas internacionais, incluindo voos de Bagdá para o Rio de Janeiro.

Após a invasão ao Kuwait, promovida pelo ditador Saddam Hussein, a Iraqi acabou encerrando operações e proibida de voltar a voar por muitos anos. O retorno da companhia aérea ocorreu apenas em 2005.

Total
0
Shares
Previous Post

TAAG encomenda nove Airbus A220, que pode voar sem escalas de Angola até o Nordeste do Brasil

Next Post

ZeroAvia considera viável converter jatos rivais da Embraer para hidrogênio

Related Posts
Total
0
Share