Entrega do primeiro Boeing 777 completa 30 anos
Jato 777-200 de matrícula N777UA foi entregue à United Airlines e continua voando até hoje

Em 15 de maio de 1995, a United Airlines tornou-se a cliente de lançamento do Boeing 777, recebendo a primeira aeronave de produção do agora icônico jato bimotor widebody. Com a matrícula N777UA, a aeronave representou um marco histórico tanto para a companhia aérea quanto para a Boeing, inaugurando uma nova geração na aviação de longa distância.
O Boeing 777-200 foi a primeira aeronave comercial projetada inteiramente com design assistido por computador em 3D e em estreita colaboração com diversas companhias aéreas globais. A United foi uma parceira fundamental no programa desde o início, moldando as especificações para atender às necessidades da companhia aérea em termos de alcance, eficiência e capacidade.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A aeronave era equipada com motores Pratt & Whitney PW4084 e se tornou o primeiro avião comercial a receber a certificação ETOPS-180 da FAA em 30 de maio de 1999, permitindo-lhe operar até 180 minutos a partir do aeroporto alternativo mais próximo com um único motor.

O widebody entrou em serviço comercial em 7 de junho de 1995, operando um voo de Londres Heathrow para Washington Dulles. Sua combinação de aerodinâmica avançada, grande capacidade (até 400 passageiros) e longo alcance o tornou um favorito instantâneo entre as companhias aéreas que buscavam substituir aeronaves quadrimotoras antigas, como o 747 e o DC-10.
6 milhões de voos realizados
Até o momento, a Boeing recebeu mais de 2.100 pedidos para a família 777, tornando-se o programa widebody de maior sucesso da história da fabricante.
O primeiro 777 já entregue permanece em serviço ativo pela United Airlines na configuração de duas classes com 364 assentos.

No Brasil, a LATAM voa com 10 777-300ER com 410 assentos em três classes.
De acordo com a fabricante de aeronaves, a frota 777 já completou 6 milhões de voos, tendo voado 49 bilhões de milhas e transportado cerca de 4 bilhões de passageiros.
Desde a primeira entrega, a família Boeing 777 cresceu significativamente.

Confira os principais marcos do programa:
1997: Lançamento do 777-200ER com alcance estendido.
2004: Entrada em serviço do 777-300ER, a variante mais popular, com mais de 850 unidades entregues.
2009: Lançamento do 777 Freighter (777F).
2013: A Boeing anuncia o programa 777X, com pontas de asa dobráveis, motores GE9X e uma cabine de nova geração.
2026 (previsto): Entrada em serviço do 777-9, o maior e mais avançado modelo 777 até o momento.