Escola de pilotos da Emirates compra três bimotores Diamond DA42-VI

Bimotor austríaco se juntará aos monomotores Cirrus e jatos Embraer na frota da escola de pilotos da Emirates
DA42-VI: novo avião de treinamento da Emirates tem motores bicombustível (Emirates)

Escola de pilotos da companhia Emirates Airlines, a Emirates Flight Training Academy (EFTA) confirmou nesta sexta-feira (23) a compra de três bimotores DA42-VI da fabricante austríaca Diamond Aircraft Industries. O negócio, que também inclui a aquisição de um simulador de voo, custará 4 milhões de euros (R$ 22 milhões) aos cofres da empresa de Dubai.

O DA42-VI será o terceiro tipo de aeronave na frota da EFTA, que também treina os cadetes da Emirates por meio de 22 monomotores Cirrus SR22 e cinco jatos leves Embraer Phenom 100EV. “Nossos cadetes se beneficiarão enormemente ao ganharem experiência em três tipos diferentes de aeronaves, mesmo antes de serem licenciados”, anteviu o capitão Abdulla Al Hammadi, vice-presidente da escola de pilotos da Emirates, que funciona desde 2017.

“Nossa nova frota da Diamond Aircraft faz parte de nossa intenção estratégica maior para nosso programa de cadetes. Isso nos ajuda a projetar um programa de ponte para cadetes para ganhar mais experiência de voo enquanto progride de um único motor para um avião a jato leve”, acrescentou Hammadi.

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O monomotor Cirrus SR22 é a primeira aeronave experimentada pelos cadetes da Emirates (Divulgação)
Os monomotores Cirrus foram pintados com o mesmo padrão dos jatos comerciais da Emirates (Divulgação)

Também conhecido como Twin Star, o DA42-VI é a versão mais recente do bimotor fabricado no Canadá – a despeito da Diamond ser da Áustria e seu controlador da China. Um dos principais diferenciais do avião de quatro lugares são os motores a pistão bicombustível, que podem funcionar com diesel ou querosene. Esse propulsor, o AUSTRO AE300, é uma variante do motor usado no Classe A, automóvel da Mercedes-Benz.

Liqun Zhang, CEO da Diamond Aircraft Austria, celebrou a escolha da Emirates pelo DA42 para o treinamento de pilotos . “Com a Emirates, estamos adicionando outra academia de voo de primeira linha à nossa longa lista de operadores de treinamento renomados e esperamos apoiá-los com a aeronave mais avançada e ecológica disponível no mercado atualmente.”

Escola com asas: Embraer Phenom 100E tem equipamentos semelhantes aos de jatos de grande porte (Embraer)
Escola voadora: o Phenom 100 é o trampolim da EFTA para os pilotos voarem os grandes jatos da Emirates, como o Airbus A389  (Embraer)

Desde a sua introdução em 2004, o DA42 soma mais de 1.100 exemplares produzidos, de acordo com o fabricante. Os aviões encomendados pela EFTA serão entregues ainda no primeiro semestre deste ano. No Brasil, a venda dos aviões da Diamond é intermediada pela Aeromot.

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