‘Carro voador’ da Embraer aciona motor pela primeira vez

Aeronave elétrica da Eve Air Mobility deverá completar voo inaugural neste ano, mas ainda está sem rotores de elevação

O protótipo do eVTOL com o motor pusher acionado pela primeira vez
O protótipo do eVTOL com o motor pusher acionado pela primeira vez (Embraer)

A Eve Air Mobility e a Embraer realizaram dias atrás o primeiro acionamento do motor elétrico de propulsão do eVTOL Eve-100.

O teste ocorreu nas instalações de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. O único protótipo conhecido foi levado para uma pista de táxi afastada onde o motor pusher instalado na cauda funcionou pela primeira vez.

A Eve divulgou um vídeo em seu canal no Youtube mostrando o feito. A aeronave não é tripulada e todo o controle é feito por meio de uma estação remota.

A aeronave elétrica ainda não foi completamente montada. A ausência mais notável são os rotores de elevação que serão instalados em quatro pares em suportes nas asas.

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O desenvolvimento do eVTOL tem sido mais lento que outros projetos concorrentes. A Eve só revelou o primeiro protótipo no ano passado e tinha planos de colocá-lo em voo ainda em 2024.

Agora a meta é que ele voe em 2025 e entre em serviço em 2027. A certificação de tipo inédita está sendo realizada junto à ANAC, a agência de aviação civil do Brasil.

eVTOL da Eve: primeiros aparelhos serão entregues em meados de 2026 (Embraer)

Airbus suspende rival da Eve

A Eve tem atualmente quase 3.000 pedidos e cartas de intenções pelo modelo de cinco lugares. A produção será feita em uma fábrica em Taubaté, que está sendo preparada para iniciar a montagem das aeronaves.

A divulgação do marco ocorre em meio à suspensão de outro projeto importante de eVTOL, o CityAirbus NextGen, da Airbus.

O CityAirbus é projetado para transportar quatro passageiros e voar a 120 km/h (Airbus)

A aeronave elétrica, que tem um protótipo em testes de voo desde o ano passado, terá o programa suspenso devido à ausência de baterias capazes de oferecer a autonomia desejada, de até 100 km.

A Airbus, no entanto, continuará estudando o veículo elétrico para um eventual relançamento assim que as condições técnicas o permitirem.

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