Azul transforma Embraer E195 de passageiros em avião de carga

Jato foi flagrado no aeroporto da Pampulha com as cores da Azul Cargo, divisão de carga da Azul
(Reprodução/Redes Sociais)
E195 com as cores da Azul Cargo flagrado no aeroporto da Pampulha (Reprodução/Redes Sociais)

Um jato Embraer E195 foi flagrado no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), com as cores da Azul Cargo, a divisão cargueira da Azul. O avião em questão é o modelo com matrícula PR-AYO e que consta nos registros da empresa como estocado desde o dia 4 de fevereiro. Essa mesma aeronave já foi nomeada como “Azul e Rosa” e ostentava uma pintura cor-de-rosa quando atuava no transporte de passageiros. O aparelho está na frota da companhia desde março de 2010.

Em contato com o Airway, a Azul adiantou que o aparelho flagrado foi adaptado para transportar cargas com a retirada de todos os assentos da cabine. O objetivo da companhia é atender a crescente demanda de transporte de carga durante a pandemia da COVID-19. Informações sobre a capacidade da aeronave modificada e sua entrada em serviço serão divulgados até o final desta semana.

A Azul vem transportando cargas em aviões de passageiros sem adaptações especiais desde maio. Nesses casos, modelos Airbus A320neo e A330, ATR 72 e Embraer E195 da companhia transportam mercadorias sobre os assentos e compartimentos de bagagem na cabine, além do espaço no porão de bagagens.

O transporte de cargas em cabines de aviões de passageiros foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em abril para ajudar no combate a pandemia do novo coronavírus e agilizar o deslocamento de insumos médicos pelo Brasil.

Embora não seja um cargueiro puro, a aeronave da Azul é o primeiro E-Jet do mundo adaptado para transportar cargas. O aparelho fará companhia aos dois jatos Boeing 737-400F da Azul Cargo, estes sim aviões totalmente convertidos para voos de carga.

No final da década de 1990, quando iniciou o programa E-Jet, a Embraer considerou criar uma versão de carga dos jatos que hoje são os líderes na aviação regional. Com o passar dos anos, o conceito tomou outra direção e evoluiu até a criação do C-390 Millennium, a aeronave multimissão concebida para uso militar, mas que também pode ter aplicações comerciais.

Veja mais: Hi Fly adapta Airbus A380 para transportar cargas

Total
41
Shares
Previous Post

Hi Fly adapta Airbus A380 para transportar cargas

Next Post
Embraer Praetor 500

Jatos Praetor da Embraer ganham cabines “à prova de coronavírus”

Related Posts