Exército dos EUA revoluciona pouso de helicóptero com nova tecnologia

Pernas robóticas guiadas por sensores permitem aterrisagens em terrenos acidentados
Com as pernas robóticas, os helicópteros podem pousar em terrenos íngremes (DARPA)
Com as pernas robóticas, os helicópteros podem pousar em terrenos íngremes (DARPA)
Com as pernas robóticas, os helicópteros podem pousar em terrenos íngremes (DARPA)
Com as pernas robóticas, os helicópteros podem pousar em terrenos íngremes (Ilutração – Norte Verdadeiro)

A Darpa, departamento de pesquisa tecnológica do exército dos Estados Unidos, está desenvolvendo uma nova tecnologia revolucionária para helicópteros. Chamada “Robotic Landing Gear”, o sistema permite aterrissagens em terrenos acidentados ou até íngremes.

A ideia consiste em substituir os trens de pouso convencionais dos helicópteros, que podem ser rodas ou barras, por pernas robóticas articuladas, que se movimentam de diferentes maneiras ao tocar o solo e, depois, se escondem na fuselagem após a decolagem.

As pernas robóticas são orientadas por sensores eletrônicos que analisam as condições topográficas do local do pouso e pré-estabelecem a posição do trem de pouso antes da aterrissagem.

Segundo a Darpa, a tecnologia melhora em 80% o desempenho da aeronave nas chamadas “aterrissagens difíceis”, além de permitir pousos em terrenos ou plataformas flutuantes, como navios e porta-aviões, com inclinações de até 20 graus.

Como adianta o departamento de pesquisas, as pernas robóticas poderão ser adaptadas a maior parte dos helicópteros atuais sem grande impacto no peso final das aeronaves. O sistema deve surgir primeiro em aparelho de uso militar.

DARPA – Robotic Landing Gear

A Darpa, que trabalha no projeto em parceria com a Universidade de Tecnologia da Georgia, ainda não informa quando a tecnologia deve chegar ao mercado, mas adianta que será “em breve”.

Veja mais: Bell apresenta novo helicóptero executivo no Brasil

Total
0
Shares
1 comment

Comments are closed.

Previous Post
O Icon A5 pode voar por 45 minutos a velocidade máxima de 176 km/h (Icon Aircraft)

Empresa nos EUA lança avião portátil

Next Post

Operação Black Buck completa 40 anos

Related Posts
Total
0
Share