FAB nega “quase choque” entre aviões da Azul e Gol na Bahia
Aeronaves ficaram a apenas 4 km de distância no ar; controlador aéreo foi afastado temporariamente pela FAB


Dois aviões comerciais que sobrevoavam o estado da Bahia na tarde de domingo (28) ficaram a 4 quilômetros de distância um do outro em pleno ar. As aeronaves envolvidas foram um Boeing 737 da Gol e um ATR-72 da Azul.
O incidente aconteceu por volta das 15h40. O avião da Gol (voo Gol 1884) havia decolado de Salvador e seguia em direção ao Aracaju (SE), enquanto a aeronave da Azul (voo AD 2662) chegava a capital baiana após decolar de Barreiras (BA).
O site FlightRadar24 teve acesso a gravação de rádio entre o comandante da Boeing da Gol e a torre de controle do aeroporto Luis Eduardo Magalhães, de Salvador. “Torre, Gol 1884 encontrou tráfego aqui a 200 pés (60 metros) passando aqui embaixo”, avisou o piloto, que recebeu uma resposta padrão com coordenadas de voo.
Na sequencia, a operado é reprendida pelo comandante da Gol: “Precisamos de algo imediato. Tem que encontrar um eixo (caminho) aqui pra gente livre de colisão, minha querida”. A controladora de tráfego aéreo, que não teve seu nome revelado, foi preventivamente afastada pela Força Aérea Brasileira (FAB) da função – esse procedimento é padrão e perdura enquanto as investigações sobre o incidente são realizadas.
As duas aeronaves envolvidas no incidente são equipadas com o TCAS, equipamento que detecta o tráfego aéreo nas proximidades e avisa aos comandantes que desviem suas rotas, justamente com o intuito de evitar colisões. No entanto, nenhuma das companhias citou se houve algum alarme emitido pelos sistemas.

A Gol informou que a aeronave que fazia o voo G3 1884 “se manteve durante todo o trajeto a uma distânia segura de outras aeronaves, não havendo nenhum alerta dos sistemas de bordo. A Azul, por sua vez, ainda está apurando a ocorrência.
Segundo informações do FlightRadar24, no momento da quase colisão, quando um avião passou por baixo do outro, o Boeing da Gol estava a 700 km/h e o ATR da Azul voava a 400 km/h. Juntas, as duas aeronaves podem transportar 250 passageiros.