FAB realiza treinamento de pouso curto com o KC-390

Aeronave de transporte militar da Embraer foi avaliada na Base Aérea de Anápolis e também no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, cuja pista possui apenas 1.323 m de extensão
Embraer KC-390 (FAB)

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou nesta quinta-feira (7) ter realizado uma série de exercícios de pouso curto com o KC-390, nova aeronave de transporte militar fornecida pela Embraer.

O treinamento ocorreu entre os dias 28 e 29 de setembro em dois locais diferentes, a base aérea de Anápolis, em Goiás, onde está sediado o esquadrão que opera o jato bimotor, e o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, cuja pista possui apenas 1.323 metros de extensão total.

A atividade, segundo a FAB, foi destinada a capacitar os pilotos do esquadrão a operarem com o KC-390 em pistas curtas, comuns em várias regiões onde a aeronave pode ser empregada.

Em Anápolis, foram realizados ‘rejected landings’ (pousos abortados), com a aeronave arremetendo após o toque na pista, e também pousos com a menor distância possível. A Força Aérea colocou marcações de 1.00 metros, 1.200 metros e 1.500 metros na pista, que tem 3.300 metros de extensão.

Após obter resultados satisfatórios, o KC-390 voou até o Rio de Janeiro onde realizou pousos ao nível do mar. A FAB afirmou que o treinamento foi bem sucedido, porém, não revelou qualquer detalhe sobre o desempenho do cargueiro.

O KC-390 em aproximação para pouso no dia 29 de setembro (Canal Aviation TV)

“Todas as etapas que fazem parte da implantação desta nova aeronave multimissão estão sendo cumpridas com sucesso. Em Anápolis, podemos testemunhar o quanto o Projeto está amadurecendo e aprimorando suas qualidades operacionais, tornando-se imprescindível nas diversas missões da FAB”, afirmou o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garce.

Segundo a Embraer, o C-390 Millennium, sua denominação comercial, pode pousar em distâncias de 1.000 metros (3.280 pés) ao nível do mar e com 26 toneladas de peso.

Total
323
Shares
Previous Post

Boeing deve lançar 777X cargueiro nas próximas semanas

Next Post

Air Belgium recebe seu primeiro A330-900

Related Posts